IPT: Pedágio eletrônico será o tema do bate-papo desta terça-feira, dia 19

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas está implantando um laboratório para avaliação de sistemas inteligentes

ter, 19/11/2002 - 11h00 | Do Portal do Governo

O tema do bate-papo desta terça-feira, dia 19, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) será o sistema de pedágio eletrônico do tipo “SemParar”, que torna a viagem mais rápida e segura.

O IPT está implantando, e deverá entrar em operação ainda este ano, um laboratório para avaliação de sistemas inteligentes em transportes (ITS) e comunicação sem fio (wireless). Com ele será possível verificar o funcionamento de sistemas de pedágio eletrônico. Estes sistemas são representados por dois dispositivos: a antena, que é instalada na praça de pedágio, e a etiqueta eletrônica, que é colada no pára-brisas do veículo.

Em São Paulo, o motorista que adere ao “SemParar” não precisa parar na praça de pedágio para efetuar o pagamento da tarifa: a antena comunica-se com a etiqueta através de microondas, identificando o veículo em movimento. A cobrança é realizada através do sistema bancário, tornando a viagem mais rápida e segura.

Este sistema é especialmente útil para empresas que operam frotas de veículos, pois essa tecnologia permite que companhias de ônibus ou transportadoras tenham o controle de datas e horários em que os veículos da sua frota passaram pelos pedágios.

A comunicação é realizada pela troca de sinais de rádio freqüência na faixa de 5,8 GHz. A antena capta, decodifica e identifica o veículo por meio dos dados contidos na etiqueta eletrônica. Concessionárias paulistas operam com um sistema norueguês.

Seguindo estratégias de países como a Austrália, o Brasil pretende ampliar a quantidade de fornecedores definindo regras de convivência para que produtos de fabricantes diferentes possam operar dentro do mesmo sistema. O padrão brasileiro segue o europeu CEN-TC278.

A pedido do Ministério dos Transportes e da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, equipes do IPT avaliam os protocolos e a interoperabilidade dos produtos de outras empresas européias. O objetivo é definir um padrão de transação dual para todo o território nacional.

No futuro, esta tecnologia poderá ser aplicada em áreas diferentes da cobrança eletrônica de tarifas. São exemplos a pesagem de veículos comerciais e sistemas que possibilitem a distribuição de informações aos usuários de transporte, construindo o conceito de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS).

Debatedores: Antonio Luiz Rigo – Engenheiro Eletrônico, pesquisador do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Doutor em Engenharia de sistemas, responsável pelo laboratório de eletrônica digital e pela implantação do laboratório de sistemas inteligentes e comunicações no agrupamento de sistemas de controle. Atua em sistemas inteligentes de transportes (ITS) assessorando a Artesp (Agencia Reguladora de Transporte e Serviços Delegados do Estado de São Paulo) na certificação de produtos de pedágio eletrônico do sistema Sem Parar.
Claudio Luiz Marte – Pesquisador de Tecnologias Aplicadas em Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) e Comunicação sem fio (wireless). Doutor pela EPUSP, 2000 – Tema da Tese: Sistemas Computacionais Distribuídos Aplicados em Automação dos Transportes; Mestre pela EPUSP, 1994 – Tema da Dissertação: Unidades Funcionais Remotas Aplicas no Controle Distribuído em Processos de Automação Predial; Engenheiro Eletrônico pela EPUSP. É Professor do Mestrado Profissionalizante do IPT.

Data: Terça-feira, dia 19 de novembro de 2002
Horário: das 11h às 11h50

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

A.M.