IPT: ‘Papel reciclado, solução ou mito?’ é tema do Bate-Papo pela Internet

Chat será realizado nesta terça-feira , dia 18

seg, 17/12/2001 - 11h52 | Do Portal do Governo

Dando prosseguimento ao Bate-Papo Programado do IPT, via Internet, na próxima terça-feira, 18 de dezembro, a partir das 11 horas, será abordado o tema ‘Reciclagem de papel: virtudes e mitos’, com a pesquisadora Maria Luiza Otero D´Almeida, responsável pela Divisão de Produtos Florestais do IPT. O endereço eletrônico para participar do chat é http://www.ipt.br/tecnologia/chat.

A reciclagem de papel é uma forma de se preservar florestas nativas? Errado. Segundo a pesquisadora do IPT, este é apenas um dos mitos que envolvem o papel reciclado. ‘Madeira para fazer papel vem de florestas cultivadas em reflorestamentos, com espécies de crescimento rápido que retiram carbono da atmosfera ajudando a combater o efeito estufa, o balanço neste caso ambiental é positivo’.

Há outros mitos, segundo a entrevistada. Ela garante, por exemplo, que nem sempre é vantajoso reciclar papel. ‘O Brasil já está entre os grandes recicladores de papel do mundo. Mas deve-se levar em conta que as maiores vantagens da reciclagem estão nos papéis para embalagens, como é o caso do papelão ondulado. As desvantagens estão nos processos de reciclagem que não são uniformes e produzem muita poluição. No caso do papel para escrita, o custo chega a ser 30% maior que o do papel novo’, garante a pesquisadora.

Bate-Papo retorna no dia 8 de janeiro de 2002

No período de 22/12 a 01/01/2002, o IPT não realizará o Bate-Papo Programado, que retorna no dia 8 de janeiro, a partir das 11 horas, com o geólogo Eduardo Macedo, sobre ‘Prevenção de deslizamentos em encostas’.