IPT: Novo laboratório do instituto testa extintores

Será nesta sexta-feira, dia 31 na Cidade Universitária, na Capital

qui, 30/10/2003 - 21h13 | Do Portal do Governo

Na próxima sexta-feira, dia 31, IPT inaugura primeiro laboratório brasileiro para testes de condutividade elétrica de extintores classe C, modelo que equipa automóveis, garantindo a segurança desses equipamentos.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, inaugura nesta sexta-feira, dia 31, no campus do Instituto, o Laboratório de Extintores de Incêndio da Classe C.

Resultado de parceria entre IPT e Inmetro, o Laboratório será o primeiro no Brasil com capacidade para testar a condutividade elétrica desse tipo de extintores.

Os extintores de incêndio da classe C são indicados para combater o fogo em equipamentos elétricos, a exemplo dos que equipam automóveis, ‘extintores que conduzam eletricidade, neste tipo de situação, pode levar inclusive à morte do operador do equipamento’, explica o chefe do Agrupamento de Instalações Prediais, Saneamento Ambiental e Segurança ao Fogo do IPT, José Carlos Tomina.

O novo Laboratório preencherá lacuna na certificação da qualidade dos extintores de incêndio no Brasil. Pela primeira vez, um laboratório brasileiro está capacitado para realizar os ensaios da norma NBR 12992, que regulamenta a questão da condutividade elétrica em extintores classe C e está prevista pela Associação Brasileira de Normas Técnicas desde 1993.

Com a inauguração do Laboratório, todos os extintores de incêndio do tipo produzidos no Brasil, para obter a certificação do Inmetro, necessariamente precisarão passar pelo ensaio da norma.

Data: sexta-feira, dia 31
Horário: a partir das 10h30
Local: Campus do IPT na Avenida Prof. Almeida Prado 532 Cidade Universitária)

Do Instituto de Pesquisas Tecnológicas
C.A.