IPT: Norma técnica será tema do bate-papo desta terça-feira, dia 27

Produtos normalizados são mais competitivos em mercados globais

seg, 26/04/2004 - 12h44 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 27, o bate-papo online do IPT terá como tema a aplicação de normas técnicas internacionais em processos industriais. O debate será mediado pelos pesquisadores Wilson Colombo e Silvana Bentley Murbak.

Norma técnica é fator de qualidade e de competitividade. Permite que se conheça por antecipação o estado-da-arte da produção industrial em diferentes países. Também é fundamental para que produtos nacionais disputem em igualdade fatias de mercados globais. Sem acesso às normas do país de destino, por exemplo, o produto terá pela frente uma barreira de difícil transposição. Cada vez mais, vende quem oferece produtos normalizados.

Pequenas e microempresas muitas vezes enfrentam dificuldades no campo das normas técnicas. Muitas delas não participam ativamente dos fóruns que produzem e regulamentam as normas. Por isso, o IPT, em parceria com o Sebrae-SP, dá atendimento empresarial por meio do Sebraetec, que coloca à disposição do mercado um dos maiores acervos de normas técnicas da América Latina, com mais de 200 mil exemplares. Sob encomenda, profissionais do Instituto realizam pesquisas de normas – DIN, ASTM e ISA, entre outras – e as fornecem diretamente aos clientes.

Wilson Colombo é diretor do Centro de Informação Tecnológica (Citec) do IPT. Ex-Diretor da Divisão de Informática e Telecomunicações do IPT. Engenheiro Mecânico formado pela FAAP (1972), trabalhou como engenheiro mecânico em grandes empresas como Siemens AG, Jaako Poyry, Alstom Energia, Brasconsult, Philco, Ford do Brasil. Experiência em implantação de sistemas de informática, engenharia de projetos e comercial e em coordenação de equipes multidisciplinares.

Silvana Bentley Murbak é historiadora (Unip), atua há 16 anos na área de Informação em C&T. Auditora interna do IPT, pesquisadora da Seção de Atendimento e Difusão da Informação Tecnológica. Extensão universitária no projeto Cidade do Conhecimento da USP e especialista no painel de descrição e validação da classificação brasileira de ocupações do Ministério do Trabalho.


Bate-papo online do IPT
Data: Terça-feira, 27 de abril de 2004
Horário: das 11h às 11h50
Site: www.ipt.br/tecnologia/chat