IPT: Norma técnica será tema de bate-papo da próxima terça-feira, dia 27

Produtos normalizados são mais competitivos em mercados globais

sex, 23/04/2004 - 19h33 | Do Portal do Governo

Norma técnica é fator de qualidade e de competitividade. Permite que se conheça por antecipação o estado-da-arte da produção industrial em dieferentes país. Também é fundamental para que produtos nacionais disputem em igualdade fatias de mercados globais. Sem acesso às normas do país de destino, por exemplo, o produto terá pela frente uma barreira de difícil transposição. Cada vez mais, vende quem oferece produtos normalizados.

Pequenas e microempresas muitas vezes enfrentam dificuldades no campo das normas técnicas. Muitas delas não participam ativamente dos fóruns que produzem e regulamentam as normas. Por isso, o IPT, em parceria com o Sebrae-SP, dá atendimento empresarial por meio do Sebraetec. Coloca-se à disposição do mercado um dos maiores acervos de normas técnicas da América Latina, com mais de 200 mil exemplares. Sob encomenda, profissionais do Instituto realizam pesquisas de normas – DIN, ASTM e ISA, entre outras – e as fornecem diretamente aos clientes.


O serviço de normas técnicas do IPT
Wilson Colombo – Diretor do Centro de Informação Tecnológica (Citec) do IPT. Ex-Diretor da Divisão de Informática e Telecomunicações do IPT. Engenheiro Mecânico, FAAP (1972).

Trabalhou como engenheiro mecânico em grandes empresas como Siemens AG, Jaako Poyry, Alstom Energia, Brasconsult, Philco, Ford do Brasil. Experiência em implantação de sistemas de informática, engenharia de projetos e comercial e em coordenação de equipes multidisciplinares.

Silvana Bentley Murbak – Historiadora (Unip), atua há 16 anos na área de Informação em C&T. Auditora interna do IPT, pesquisadora da Seção de Atendimento e Difusão da Informação Tecnológica. Extensão universitária no projeto Cidade do Conhecimento da USP e especialista no painel de descrição e validação da classificação brasileira de ocupações do Ministério do Trabalho.