IPT: Navegação amazônica é o tema do bate-papo desta terça-feira

Técnicos do Instituto implementam melhorias nas embarcações para tornar mais seguro o transporte fluvial

ter, 11/11/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Técnicos do IPT implementam melhorias nas embarcações para tornar o transporte fluvial mais seguro na Amazônia. Confira no bate-papo desta terça-feira, dia 11

Na região amazônica, a locomoção através dos rios é a única possível para grande parte da população. Problemas como utilização de embarcações de concepção primitiva, falta de regulamentação do transporte fluvial, superlotação de barcos e mistura de cargas e passageiros contribuem para a ocorrência de acidentes, naufrágios e de um número significativo de vítimas fatais.

O IPT iniciou este ano estudo para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) visando desenvolver soluções técnicas que aumentem a segurança das atuais embarcações de passageiros da Amazônia. Entre as iniciativas previstas, está a criação de mecanismos para a subdivisão do casco de embarcações. ‘Em casos de avarias, a falta de compartimentação dos cascos torna mais fácil o afundamento de barcos’, explica Carlos Padovezi, engenheiro naval, atual diretor da Divisão de Tecnologia de Transportes do Instituto. Os avanços técnicos e as conclusões advindas do projeto serão utilizadas por organismos governamentais no fomento de políticas públicas que dêem maior segurança ao transporte de brasileiros através de nossos rios.

Data: Terça-feira, dia 11 de novembro de 2003
Horário: das 11h às 11h50
Tema: Segurança do transporte fluvial de passageiros na região amazônica
Debatedor: Carlos Daher Padovezi – Pesquisador do IPT, chefe do Agrupamento de Hidrovias e Tecnologia Naval e atual diretor da Divisão de Tecnologia de Transportes do IPT. Engenheiro Naval, formado pela Escola Politécnica da USP em 1978, doutor em engenharia. Tem desenvolvido trabalhos relacionados com segurança de embarcações, com otimização de projeto e operação de embarcações (tipos e formas de cascos, propulsão, manobras etc.) e com transporte hidroviário (viabilidade técnica e econômica, integração entre modais de transportes, análises de riscos).

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat.
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