IPT: Mercado ganha com Referência Técnica

'Referência Técnica IPT' para componentes e sistemas construtivos é única no País

sex, 06/08/2004 - 19h31 | Do Portal do Governo

Se uma empresa quer demonstrar o desempenho de seus componentes ou sistemas construtivos ao mercado, o melhor caminho é a Referência Técnica (RT). Trata-se de um processo de avaliação técnica voltada a produtos inovadores, concedida pelo IPT. Essa forma de demonstração da qualidade por parte do produtor é reconhecida tanto pelo mercado, quanto pelos agentes financeiros. São atendidos clientes de todo o Brasil: micro e pequenos empresários, produtores de materiais e sistemas de construção e construtoras.

O IPT avalia o desempenho de componentes e sistemas construtivos em rigorosas análises e ensaios num conjunto de laboratórios que está entre os melhores do País. Com rapidez e operacionalidade, pode-se fazer avaliações globais desde os materiais básicos até os sistemas construtivos completos. O Instituto dispõem de ampla infra-estrutura para ensaios de sistemas construtivos e componentes. Conta com equipe de profissionais especializados, com uma visão integrada de projeto.

O Agrupamento de Componentes e Sistemas Construtivos da Divisão de Engenharia Civil do IPT está capacitado para avaliar produtos de toda a cadeia produtiva do setor. Sete laboratórios da Divisão de Engenharia Civil participam mais diretamente desta atividade: Concreto, Revestimentos, Química de Materiais, Componentes e Sistemas, Acústica (mais completo do país), Higrotermia e Iluminação e Segurança ao Fogo (único totalmente operacional no País). Vários deles são laboratórios de referência para programas setoriais da qualidade, dentro do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat.

A essas equipes, juntam-se profissionais de outros laboratórios e divisões do IPT, sempre que a avaliação de um produto exigir estudos mais específicos. Podem participar dessas avaliações, por exemplo, pesquisadores das Divisões de Química, de Produtos Florestais, de Metalurgia e do Laboratório de Plásticos.

Segundo o chefe do Agrupamento de Componentes e Sistemas Construtivos, Fulvio Vittorino, o IPT é o laboratório de referência nos programas setoriais da qualidade de diversos produtos como cal, argamassas colantes, reservatórios plásticos, janelas de alumínio, metais sanitários, entre outros. “Quanto à avaliação de desempenho, já passaram pelos testes do Instituto vários tipos de sistemas construtivos, como sistemas em gesso acartonado, em alvenaria, em painéis pré-fabricados cerâmicos, em painéis pré-fabricados de concreto, em concreto leve, em concreto moldado no local, sistemas construtivos metálicos, em madeira, sistemas com paredes sanduíche etc”, complementa Fulvio.

Tubos de cobre da Termomecanica

A empresa Termomecanica, de São Bernardo do Campo, recebeu recentemente a “Referência Técnica IPT” para seu tubo de cobre soldado, empregado na montagem de tubulações destinadas à condução de gás combustível, água fria ou quente, utilizadas nas instalações prediais.

As amostras dos tubos foram submetidas a diversos ensaios laboratoriais. Para avaliar a corrosão do tubo de cobre, uma amostra foi submetida a determinadas condições muito mais críticas de corrosão do que aquelas a que normalmente estão submetidos os tubos nas instalações prediais, na condução de gás combustível ou água (fria ou quente).

A empresa também recebeu visita da equipe do IPT, que avaliou o controle de qualidade no processo de fabricação do tubo. Além disso, foi avaliada a maneira pela qual a empresa divulga o produto, presta assistência técnica e atende as reclamações.

O IPT coloca sua competência e credibilidade à disposição das empresas que investem em inovação. Para mais informações sobre a Referência Técnica IPT, acesse o site ou entre em contato com o Centro de Certificação Técnica do Instituto: (11) 3767-4180; cct@ipt.br.