IPT: Laboratórios vestibulandos será o tema do bate-papo na próxima terça-feira, dia 22

O IPT tem 30 anos de experiência em comparação interlaboratorial

sex, 18/07/2003 - 16h28 | Do Portal do Governo

O bate-papo da próxima terça-feira, dia 22, irá debater os programas de comparação interlaboratorial do IPT, que garantem precisão e confiabilidade em diversos tipos de ensaios.

A exigência crescente de comprovação da qualidade em atividades laboratoriais é uma tendência no Brasil e no exterior. Para manterem-se competitivos nesse novo contexto, os laboratórios precisam investir cada vez mais em procedimentos que assegurem precisão em ensaios e confiabilidade do produto final.

Os programas de comparação interlaboratorial são um dos principais métodos para a garantia de medições confiáveis, pois permitem a identificação de problemas em práticas laboratoriais e a tomada das ações corretivas adequadas.

O IPT tem 30 anos de experiência em comparação interlaboratorial e coordena programas do gênero, com laboratórios nacionais e internacionais, nas áreas de celulose e papel, combustíveis e lubrificantes, tintas, elastômetros, ligas metálicas, cimento e
concreto, alumina e óleos essenciais.

Além disso, a capacitação metrológica do Instituto permite que ele desenvolva, em diversas áreas técnicas, programas interlaboratoriais sob encomenda para os setores público e privado.
Para obter mais informações sobre os programas interlaboratoriais desenvolvidos no IPT, entre em contato com o Centro de Metrologia em Química do Instituto (Telefone: 3767-4540 ou
vponcano@ipt.br).

Tema: Programa Interlaboratorial
Data: terça-feira, dia 22
Horário: 11 às 11h50

Instituto de Pesquisas Tecnológicas
C.A