IPT: Instituto realiza bate-papo com o tema ‘Petróleo é nosso, tecnologia também’

Será nesta terça-feira, dia 13

seg, 12/01/2004 - 18h20 | Do Portal do Governo

Podem ocorrer problemas importantes durante a perfuração de poços para prospecção de petróleo, caso se depare com formações de rochas salinas. Especialmente quando se trata de áreas de grande espessura e profundidade. As características naturais dessas rochas, que tendem a deformar com o tempo (fluência), levam a dificuldades de operação que podem provocar perda total da perfuração.

IPT e Cenpes/Petrobras desenvolveram aparato laboratorial para obter as características de fluência estacionária de rochas salinas, nas condições presentes nesses poços. O objetivo é dimensionar adequadamente as operações na perfuração, com o conhecimento prévio do comportamento dessas rochas por meio de simulação numérica.

O êxito alcançado em perfurações baseadas nos parâmetros obtidos em laboratório atesta a contribuição dos ensaios efetuados. Além disso, os resultados obtidos ampliam as perspectivas para campos produtores na Bacia de Campos, especialmente na busca de óleo e gás em águas profundas.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: terça-feira, dia 13
– Horário: das 11 horas às 11h50
– Tema: Ensaios triaxiais de fluência em rochas salinas
– Debatedor: Lúcio Flávio Maia Coelho – Pesquisador do IPT desde 1975. Formado em Engenharia de Minas pela Epusp (1974). Trabalha na Divisão de Geologia do IPT na área de mecânica de rochas, tendo atuado em desmonte de rochas (controle de vibrações), instrumentação, ensaios in situ e laboratoriais

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.