IPT: Instituto promove bate-papo sobre revestimento metálico anticorrosivo

Bate-papo será realizado nesta terça-feira, dia 27

seg, 26/01/2004 - 13h42 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas estudou revestimento metálico anticorrosivo para aços utilizados usados na construção civil, sob agressividade de climas brasileiros.

O revestimento de liga zinco/55% alumínio é extensamente utilizado em aplicações da construção civil no mundo todo. No Brasil, sua utilização teve início na década de 90 e, a partir de 2003, começou sua produção nacional pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Faltavam estudos sobre o desempenho deste revestimento em atmosferas brasileiras. O Laboratório de Corrosão e Tratamento de Superfície do IPT realizou estudos e ensaios de desempenho do material em comparação com o aço carbono-zincado. O objetivo é buscar alternativa vantajosa para sua substituição.

Os estudos foram realizados em diferentes tipos de atmosferas: urbana, rural, industrial e marinha. Os resultados revelaram que a microestrutura desse revestimento é muito mais complexa do que relata a literatura disponível. As informações obtidas constituem importante avanço para o mercado, na busca de resultados cada vez melhores quanto aos níveis de resistência à corrosão das chapas de aço usadas em vários segmentos.

Data: 27/01/2004 – terça-feira
Horário: das 11h às 11h50
Entrevistado: Anna Ramus Moreira – Pesquisadora do Laboratório de Corrosão e Tratamento de Superfície da Divisão de Metalurgia do IPT. Bacharel em Química e Química Industrial pelo Instituto de Química da USP (1990) e Mestre em Ciência dos Materiais pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP (2003). É autora de diversos trabalhos relacionados ao tema deste bate-papo.

Site: http://www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

M.J.