A Rede de Apoio Tecnológico para a Restauração e Conservação do Patrimônio Histórico (Retecop), implementada pelo IPT e vinculada ao CNPq, desenvolve trabalhos em duas frentes. Uma é a avaliação de edificações históricas, como a que foi feita recentemente na Estação da Luz. Outra é a conservação e restauração de documentos em papel.
O trabalho é feito por uma equipe de técnicos de várias especialidades, como engenheiros, geólogos e químicos que, no estudo de edificações históricas, fazem a caracterização dos materiais constitutivos da construção, o diagnóstico dos principais problemas e, por fim, recomendam intervenções preventivas e corretivas.
Além da Estação da Luz, a equipe já fez análises em edifícios como o Museu Nacional do RJ, o Museu de Zoologia de SP, a Fundação Oswaldo Cruz do RJ e, atualmente, realiza um estudo de avaliação no Edifício Adriano Marchini – o primeiro prédio administrativo da Cidade Universitária, que teve sua construção iniciada em 1949.
Serviço
Bate-papo nesta terça-feira, dia 10, das 11h às 11h50 no site ,www.ipt.br/tecnologia/chat.
Rede de Apoio Tecnológico para Restauração e Conservação do Patrimônio Histórico (RETECOP)
Mírian Cruxên Barros de Oliveira – Pesquisadora do Laboratório de Petrologia e Tecnologia de Rochas, da Divisão de Geologia do IPT. Coordenadora da RETECOP. Geóloga, pelo Instituto de Geociências da UFGRS (1977), Mestre em Mineralogia e Petrologia, pelo Instituto de Geociências da USP (1989) e Doutora em Ciências, pelo mesmo instituto (1996). É docente em disciplinas do Mestrado Profissional em Habitação e em Tecnologia Ambiental do IPT. É autora de diversos trabalhos relacionados ao tema deste bate-papo.
Maria Luiza Otero D’Almeida – Pesquisadora do IPT, responsável pelo Laboratório de Papel e Revestimento da Divisão de Produtos Florestais. Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas e Mestre em Química Analítica, ambos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Tem dado assistência a restauradores e desenvolvido trabalhos na área de restauração de papel.