IPT: Instituto premia pesquisas e trabalhos que beneficiam sociedade

Redução nos custos de remédios para aids, prevenção de incêndios em favelas e outros estudos receberam o Prêmio Menção IPT de Inovação

seg, 22/12/2003 - 9h11 | Do Portal do Governo

Autores de 13 projetos, que contribuíram para a inovação tecnológica, receberam o Prêmio Menção IPT de Inovação em Ciência Tecnológica, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Em sua terceira edição, a premiação é uma homenagem a pesquisadores, equipes e parceiros do instituto que contribuíram para o bem comum. O critério para que um projeto seja premiado é o reconhecimento externo validado por representantes de três setores: empresas, mídia e instituições de pesquisa.

A comissão de avaliação, presidida pelo pesquisador Marcelo Seckler, da Divisão de Química do Instituto, foi formada por José Maria Camargo de Barros, pesquisador da Divisão de Engenharia Civil do IPT, Rubens Maciel Filho, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp, Jean Claude Cailleaux, responsável pela área de tecnologia da Politeno Indústria e Comércio S.A e membro da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e Wilson da Costa Bueno, ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Os projetos premiados contaram com a parceria de dez órgãos governamentais, nove empresas, sete entidades do terceiro setor, seis instituições de pesquisa e três agências de fomento. A cerimônia de entrega dos prêmios foi presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles.

Projetos Premiados

Categoria Individual “Ary Frederico Torres”

  • 1. Avaliação do Sistema de Agitação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O estudo poupou vultosos custos e evitou prejuízos financeiros e sociais, como demissões. Pesquisador do IPT: Efraim Cekinski.
  • 2. Métodos com alternativas químicas e biológicas desenvolvidos pelo IPT para obtenção da enzima utilizada na composição de medicamento contra Aids, câncer e Mal de Alzheimer, resultando num produto mais facilmente purificável, com vantagens econômicas. Pesquisadora do IPT: Marisa Zuccolo.

    Categoria Coletiva “Alberto Pereira de Castro”

  • 1. Análise de Falha em Cabo Condutor de Linha de Transmissão de Energia. A pesquisa pode evitar futuros apagões por falha técnica. Equipe IPT: Cesar Roberto de Farias Azevedo (coordenador)
  • 2. Calibração de refratômetros e determinação de índice de refração para verificar composição de misturas e nível de pureza de produtos, com larga utilização na indústria alimentícia. Equipe IPT: Antonio Francisco Gentil Ferreira Junior (coordenador).
  • 3. Controle de cupins xilófagos em áreas urbanas, com técnicas não-destrutivas para a avaliação interna de árvore. Equipe IPT: Sérgio Brazolin (coordenador).
  • 4. Desenvolvimento de micropartículas de sulfato ferroso modificadas para uso em estudo clínico de combate à anemia ferropriva em pré-escolares. Equipe IPT: Maria Inês Ré (coordenadora).
  • 5. Ensaios triaxiais de fluência estacionária em rocha salina, sob altas pressões e temperaturas. Parâmetros auxiliam a Petrobras a obter êxito em perfurações, evitando problemas quando encontra horizontes de rochas salinas. Equipe IPT: Lúcio Flávio Maia Coelho (coordenador).
  • 6. Estudo do desempenho do revestimento de liga zinco/55% – alumínio por meio de ensaios acelerados e não-acelerados de corrosão e do desempenho do material frente às atmosferas brasileiras, em comparação com o aço carbono-zincado. Equipe IPT: Anna Ramus Moreira (Coordenadora).
  • 7. Investigação teórica e experimental do processo de aquecimento em tratamento térmico de cilindros de laminação na Indústria de Aços Villares. Reformas econômicas no forno e outras medidas podem contribuir para a redução de consumo de gás combustível e aumento da segurança operacional do equipamento. Equipe IPT: Marco Antonio Soares de Paiva (coordenador).
  • 8. Plano de Bacia da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos Turvo/Grande, que compreende 64 municípios. Equipe IPT: José Luiz Albuquerque Filho (coordenador).
  • 9. Programa de segurança contra incêndio em assentamentos urbanos precários, como favelas. Prevê formação de equipe de brigadistas entre moradores, técnicas de contenção de fogo, noções de primeiros-socorros e informações para prevenir incêndios. Equipe IPT: Christiane Nista (coordenadora).
  • 10. IPT e Sebrae organizaram a publicação “Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – Guia para Implantação”, lançado em novembro deste ano, que compila informações detalhadas para dar sustentabilidade ambiental, econômica e social a grupos de catadores. Equipe IPT: Roberto Domenico Lajolo (coordenador).
  • 11. Site do IPT: Tecnologia, Serviços e Interatividade (http://www.ipt.br). Diversos serviços estão disponíveis on-line: Localização de ensaios e calibrações, compra de materiais de referência, bate-papos semanais com pesquisadores sobre temas tecnológicos. Equipe IPT: Ely Bernardi (coordenadora)

    Da Assessoria de Imprensa do IPT

    (AM)