IPT: Instituto oferece treinamento para combate a incêndios

Moradores do Jardim Vila Dalva participam neste domingo, dia 15, de simulação no campus do Instituto.

qui, 12/06/2003 - 20h34 | Do Portal do Governo

Uma brigada antiincêndio composta por 60 moradores da comunidade do Jardim Vila Dalva, com aproximadamente quatro mil habitantes na zona oeste de São Paulo, participa neste domingo, dia 15, da aula de encerramento do programa de combate a incêndios implantado na região pelo IPT e Sub-Prefeitura do Butantã.

Na ocasião, a equipe de brigadistas formada pelo curso irá participar de simulações práticas. Além de treinamento de combate ao fogo, também foram ministradas informações para prevenção e identificação de situações de risco.

Os brigadistas, todos moradores da comunidade, terão que apagar focos de incêndio em equipamentos alimentados por gás de cozinha e em dois barracos. A aula será realizada no campus do IPT, localizado na Cidade Universitária, zona oeste da capital, a partir das 8 horas. Além de pesquisadores do IPT, estarão presentes representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Saúde, da Ultragaz, da Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Combate a Incêndios e de outras instituições.

Cerca de 46 mil incêndios foram registrados no Estado de São Paulo somente no ano de 2001. As populações que vivem em assentamentos precários, como favelas, são algumas das que mais sofrem com este problema, devido à explosiva combinação de um grande número de casas de madeira, da falta de informação e da ausência de equipamentos de segurança adequados.

O programa conta com a participação de diversas entidades, como o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura/ Defesa Civil Municipal, a Sabesp, a Escola Politécnica/USP, Telefônica, Ultragaz, AES, Associação dos Fabricantes de Equipamentos contra incêndio e a ABNT. Para José Carlos Tomina, o pesquisador do IPT que coordena o programa, ‘a intenção é que este projeto piloto estenda-se, no futuro, para outras comunidades da cidade’.


Serviço:
– Data: 15 de junho de 2003
– Local: Laboratório de Segurança ao Fogo do IPT – Avenida Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária, zona oeste da capital
– Horário: Os brigadistas da Vila Dalva entrarão em ação nas simulações de combate a incêndios – em dois barracos e em equipamento de gás de cozinha – a partir das 14 horas.

-C.M.-