IPT: Instituto ajuda desenvolver arranjos produtivos locais em várias regiões de São Paulo

Bate-papo será nesta terça-feira, dia 19

sáb, 16/08/2003 - 18h52 | Do Portal do Governo

O IPT ajuda desenvolver arranjos produtivos locais em várias regiões de São Paulo, beneficiando pequenas empresas num mesmo ramo de atividade. Bate-papo na terça, dia 19.

Micro e pequenas empresas de determinado ramo, localizadas na mesma área geográfica, que atuam em regime de cooperação. Esse é o princípio básico dos chamados arranjos produtivos locais, um modelo de negócios incentivado pelo Governo de São Paulo por contribuir com a descentralização econômica e com o a criação de empregos em diversas regiões do Estado. O IPT, através de suas 12 divisões e 72 laboratórios, possui capacitação técnica para atuar no desenvolvimento de arranjos produtivos locais em vários setores.

“Tecnologia é um dos principais fatores para o sucesso de um arranjo produtivo local”, afirma Solange Machado, pesquisadora da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT. Já contaram com a colaboração tecnológica do Instituto para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais empresas de setores como cerâmica, móveis, calçados, jóias e turismo, localizadas em diversas regiões do Estado. Além de capacidade técnica para implantar melhorias em produtos e processos produtivos, o IPT também colabora através de práticas como a análise da capacidade de comercialização de produtos e a articulação com outras instituições para realização de trabalhos conjuntos.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: 19/08/2003 – terça-feira
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Arranjos produtivos locais
– Debatedor: Solange Aparecida Machado – Pesquisadora da Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas do IPT. Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá (1979); Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1997) e Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica de São Paulo (2003).

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.