IPT: Instalação de laboratório de tecnologia de partículas é tema de bate-papo

União entre IPT e empresas privadas do setor químico viabiliza instalação de moderno laboratório de tecnologia de partículas

sex, 26/03/2004 - 18h46 | Do Portal do Governo

A competência tecnológica para realizar análises de materiais é fundamental tanto para assegurar a qualidade de produtos industriais, quanto para o lançamento de novos produtos no mercado. Numa parceira com a empresa Micronal e apoio do grupo Vidy, o Laboratório de Tecnologia de Partículas do IPT recebeu, em regime de comodato, 20 equipamentos sofisticados para análises. Entre eles estão:analisadores e contadores de tamanho de partículas, analisadores de estabilidade de emulsões, equipamentos de análise térmica, balanças de precisão e sistema de cromatografia em camada delgada.

Os novos recursos irão beneficiar particularmente indústrias farmacêuticas, químicas e alimentícias. Equipamentos de análise de partículas pode ajudar, por exemplo, a definir o menor padrão para determinado composto utilizado na fabricação de remédios, cosméticos ou alimentos. Análise térmica ajuda a definir o comportamento de materiais ou composições sob alterações de temperatura.

Serviço

Bate-papo – Terça-feira, dia 30, das 11h às 11h50 no site www.ipt.br/tecnologia/chat.

A experiência de uma parceria que promove a ampliação de recursos laboratoriais na área Química

Marco Giulietti – Pesquisador do IPT desde 1978. Diretor do CEFER/IPT, 1984 a 1989. Chefe do APQ/DQ/IPT, 1990 a 1994. Diretor Técnico do IPT, 1995 a 1998. Engenheiro Químico, EPUSP, 1973. Mestre em Engenharia Química, EPUSP, 1979. Doutor em Engenharia Química, INPL/Nancy/França, 1982. Professor da UFSCar desde 1983.

Henri Berghs – Formado em engenharia elétrica na Bélgica em 1973 e desde 1974 morando no Brasil. Iniciou sua carreira na Micronal S.A. em 1984 exercendo atualmente a função de diretor técnico, responsável pelo planejamento estratégico da empresa e pela administração técnica – comercial da Divisão Analítica. Também é o principal responsável pela implementação de técnicas relacionadas à comunicação digital de todas as formas.