IPT: Inclusão Digital qualifica servidor

Curso básico de informática e Internet beneficiará 100 mil servidores em São Paulo

seg, 14/02/2005 - 21h20 | Do Portal do Governo

A iniciativa do curso é da Casa Civil do governo do Estado, com apoio da Fundap, Rede do Saber da Secretaria da Educação, Fundação Vanzolini e Imprensa Oficial, sob a responsabilidade do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Paulo. Depois de um bem-sucedido curso piloto no final de 2004, começa em fevereiro (14) a segunda fase que visa a longo prazo um público de cerca de 100.000 servidores paulistas.

Para o coordenador dos trabalhos no IPT, Thomas Rose, o sucesso da fase piloto teve pelo menos dois desdobramentos relevantes. Primeiro, a inscrição já confirmada de 3.800 servidores em todo o estado, somente para o módulo que se inicia neste mês de fevereiro. Segundo, a publicação do Decreto número 49.368, de 10 de fevereiro de 2005, que institui o Programa de Inclusão Digital para os servidores públicos da administração direta e das autarquias estaduais “que adquirirão conhecimentos relativos aos principais aplicativos de informática, de forma a oscontribuir para a sua inclusão digital, formação e desenvolvimento profissional, aproximando-os d programas e ações desencadeadas pelo Governo Eletrônico (e-Gov)”, explica Thomas.

O curso, composto por um módulo de seis aulas realizadas nos ambientes da Rede do Saber, além de sessões de auto-estudo acompanhadas de monitor num total de 40 horas. O último encontro será reservado para uma prova ou avaliação e para os aprovados que compareçam a pelo menos cinco dos seis encontros presenciais. Será entregue um certificado conjunto da Casa Civil e do IPT , além de um CD com os cursos de Informática de nível Básico, Intermediário, Avançado e aplicativos específicos.