IPT: Gerenciamento da qualidade para inovação é tema do bate-papo da próxima terça-feira

Meta do Sistema de Gestão da Qualidade do IPT é assegurar boas práticas laboratoriais

sex, 05/12/2003 - 19h28 | Do Portal do Governo

Qualidade é sinônimo de gerenciamento competente. A crença do IPT nessa máxima se expressa através do Sistema de Gestão da Qualidade que, desde 1996, trabalha para melhorar a confiabilidade e as boas práticas dentro dos laboratórios de ensaio e calibração do Instituto. Através de uma série de diretrizes, o Sistema ajuda na otimização dos processos laboratoriais, evitando a perda de tempo, de dinheiro e ajudando a melhorar o ambiente de trabalho.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade na norma ISO se estende a 37 laboratórios e nove áreas de apoio. Além disso, outros nove laboratórios do IPT estão credenciados ou em fase de credenciamento no Inmetro. Nos últimos meses, o Sistema vem enfrentado com sucesso o desafio de migrar da norma ISO 9002 de 1994, que deixa de existir a partir de 15 de dezembro, segunda-feira, para a norma ISO 9001 de 2000.
Após uma série de vistorias, a Fundação Vanzolini recomendou a certificação do Instituto. Em dezembro (11), deverá sair a decisão final sobre a transição para a nova norma, que contém exigências relacionadas a questões como abordagem de processos e monitoramento por indicadores.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: Terça-feira, dia 9
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Qualidade em serviços laboratoriais – O sistema de gestão da qualidade do IPT
Debatedores: Cláudia Yuri Mizuta – Pesquisadora do IPT há 3 anos. Engenheira de produção, Ufscar. Mestre em gestão da qualidade, Ufscar. Atua no setor de gestão da qualidade do IPT.

Cyntia Matteucci – Pesquisadora do IPT há 4 anos. Engenheira mecânica, Unip. Mestranda em gestão de custos, Unicamp. Atua no setor de gestão da qualidade do IPT

Site:www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.