IPT: Energia chinesa será tema do próximo bate-papo

Bate-papo será na próxima terça-feira, dia 6

sex, 03/12/2004 - 20h54 | Do Portal do Governo

Em 2003 engenheiros do IPT e Voith Siemens aplicaram técnica dinâmica de medição e diagnóstico em turbinas da usina chinesa de Três Gargantas.

Pesquisadores do Agrupamento de Engenharia Naval e Oceânica do IPT desenvolveram uma técnica inovadora aplicável à geração de energia hidrelétrica. Ela foi utilizada na medição dinâmica em turbinas geradoras instaladas em várias usinas hidrelétricas brasileiras.

Os responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação trazem agora à discussão as técnicas de medição dinâmica e diagnóstico de turbinas hidráulicas. Em decorrência da experiência adquirida, o IPT foi contratado para monitorar duas turbinas em funcionamento na usina de Três Gargantas, no rio Yangtze, China, durante o segundo semestre de 2003.

Participe do Bate-Papo on-line do IPT: Terça-feira, dia 06, a partir das 11 horas

Endereço: www.ipt.br/tecnologia/chat ou acesse o conteúdo no mesmo endereço após o evento.

Debatedores:

José Carlos Zanutto, engenheiro eletrônico, trabalha no Agrupamento de Engenharia Naval e Oceânica do IPT, desde 1974.

Dr. Hans Gunther Poll é engenheiro chefe da área de rotores hidraulicos e engenharia de fabricação da Voith Siemens Hydro até o final do ano de 2004. A partir de janeiro/2005 assumirá a gerencia geral de engenharia da Voith Siemens Hydro Power Generation Ltda, sendo seu engenheiro chefe.

É formado em 1990 em engenharia mecânica pela EPUSP e em computação, também em 1990, pela FATEC-UNESP. Mestre em engenharia mecânica pela EPUSP, em 1993, e doutor em engenharia mecânica também pela EPUSP, em 1999, especializando-se na área de transientes hidráulicos e comportamento dinâmico de válvulas de resposta rápida e componentes que atuam em sistemas hidráulicos de distribuição de fluido bem como hidrelétricas.

Trabalhou na área de engenharia de turbinas hidráulicas e componentes da Voith S/A de 1991 a 1992. Em Janeiro de 1993 deslocou-se para a Alemanha onde trabalhou por dois anos no grupo de desenvolvimento numérico do laboratório conhecido como ‘Brunnenmuehle’ da J.M. Voith GmBh.

Em 1995 trabalhou no grupo de tecnologia avançada da Voith York Pensilvânia, nos Estados Unidos. Deste 1997 atua na área de projeto e fabricação de rotores hidráulicos sendo ainda responsável pela engenharia de fabricação de todos os componentes da Voith Siemens Hydro.

Participou de várias campanhas de medição ou diagnóstico de comportamento de turbinas hidráulicas como as turbinas de Tres Gargantas, Cana Brava, Min Hua Tan, Santa Clara. É membro do comitê de mundial de tecnologia da Voith Siemens Hydro.