IPT: Embalagem agrícola desenvolvida pelo instituto substitui a Caixa K

Produto poderá servir de subsídio para o Ministério da Agricultura padronizar o transporte de hortifrutícolas no País

sex, 12/03/2004 - 11h34 | Do Portal do Governo

Nova embalagem agrícola desenvolvida pelo IPT substitui a Caixa K. Projetadas em madeira compensada resinada, que não absorve água, as caixas podem receber tratamento antifungo. Foram criadas a pedido da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. Na inauguração da Embanews- 2004, o secretário João Carlos de Souza Meirelles destacou o esforço do País para agregar valor ao produto brasileiro e impulsionar o desenvolvimento econômico, apontando a nova embalagem desenvolvida pelo IPT como uma aposta do Governo de São Paulo ao desafio do crescimento.

Padronização

O projeto do novo modelo de embalagem para produtos agrícolas desenvolvido pelo IPT com o apoio dos técnicos do Centro de Qualidade em Horticultura da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) foi encaminhado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que deverá criar uma comissão para estudar a questão do transporte dos produtos agrícolas.

‘A nova embalagem poderá servir de subsídio para o Ministério da Agricultura padronizar o transporte de hortifrutícolas no País’, disse o coordenador do estudo e chefe do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT, Ernesto Freire Pichler. ‘O mercado exige caixas boas e baratas. Com elas o consumidor vai poder pagar menos pelas frutas e verduras que compra e o vendedor vai ter mais lucro e menos perdas’, afirma o pesquisador.

Segundo Pichler, as novas embalagens têm tamanhos compatíveis com os paletes, plataformas de madeira sobre as quais se empilha carga, para transportar um grande bloco de material. Não possuem arestas que possam marcar os frutos, apresentam características de proteção ao produto embalado, boa ventilação e estabilidade para poderem ser encaixotadas, empilhadas e transportadas em caminhões.

Tendências mundiais

A indústria de embalagens movimenta no Brasil em torno de US$ 10 bilhões/ano e funciona como um dos principais termômetros da economia do País. As projeções da Associação Brasileira da Indústria de Embalagem (Abre) para 2004 são de uma produção nacional em torno de 7,5 milhões de toneladas de material.

A Brasilpack- 2004 é o principal evento do setor no Hemisfério Sul e funciona como uma grande vitrine dos investimentos em matérias-primas e dos modernos processos industriais do setor. O evento reúne, segundo os organizadores, mais de 550 expositores de 30 países como Alemanha, Argentina, Japão, Inglaterra, Itália, Suíça, entre outros.

A feira apresenta várias novidades no campo da reciclagem de embalagens, hoje um tema de preocupação mundial. Diferentes métodos nessa área serão apresentados.

Serviço
Evento: Feira Internacional de Embalagem
Data: de 8 a 12 de março de 2004
Horário: das 10 às 19 horas
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi- av. Olavo Fontoura, 1.209, tel (11) 6224-0400.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)