IPT: Desenvolve novas embalagens agrícolas para racionalizar o transporte

Assunto é tema do bate-papo desta terça-feira, dia 29

seg, 28/07/2003 - 9h30 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 29, o Bate-Papo Programado do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – será sobre ‘Embalagens Agrícolas’, e ocorrerá entre 11h e 11h50. O debatedor será Ernesto Freire Pichler – Engenheiro Naval pela Escola Politécnica da USP.

Também será falado sobre o transporte de produtos agrícolas, um grande problema logístico para produtores rurais. O principal meio de acondicionamento utilizado é ainda a caixa K, um antigo modelo de caixa de madeira que pode ser vetor de pragas agrícolas quando reutilizado, além de não apresentar nenhum tipo de padrão quanto à capacidade de armazenamento e não caber com precisão no palete (estrutura utilizada no transporte e no armazenamento de caixas, permitindo a mecanização das operações de carga e descarga).

Instituições de pesquisa, empresas e especialistas em transportes perecíveis estão procurando desenvolver novos tipos de caixas e práticas de acondicionamento, buscando a racionalização do transporte de hortifrutícolas e garantia de qualidade do produto final. Um dos projetos desenvolvidos pelo IPT em 2002 foi o de um novo tipo de caixa de madeira, criada para caber no palete com exatidão e desenvolvida de acordo com um padrão baseado na capacidade volumétrica de armazenamento.

Além disso, pesquisadores do Instituto buscam novas formas de higienização de embalagens, como, por exemplo, práticas baseadas na amplicação de produtos antifúngicos.

Ernesto Pichler, chefe do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do IPT, acredita que caixas de madeira ainda são a melhor saída para as embalagens agrícolas. Elas têm a vantagem de ser mais baratas e ecológicas do que as de plástico e de papelão, por exemplo, afirma o pesquisador. Além da nova caixa, o Instituto também desenvolveu um carrinho de duas rodas para ser utilizado no transporte de mini paletes, podendo inclusive ser usado em ruas e feiras livres.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ipt.br/tecnologia/chat

V.C.