IPT: Catadores, reciclagem e inclusão social é tema do bate-papo da próxima terça-feira, dia 18

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line

sex, 14/11/2003 - 16h44 | Do Portal do Governo

IPT e Sebrae-SP lançaram livro com orientações para a implantação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Tema do bate-papo de terça-feira, dia 18.

Trabalhar como catador de papel de rua é, muitas vezes, a única alternativa de sobrevivência para um crescente número de pessoas sem respaldo social. Calcula-se que existam pelo menos 200 mil catadores de material reciclável no Brasil. Sabe-se que 80% da coleta de material reciclável da indústria na cidade de São Paulo é feita pelos catadores.

O crescimento da atividade demonstrou que ela é interessante para todas as partes envolvidas. Auxilia a sociedade, que precisa resolver o problema do lixo, os órgãos públicos, que precisam contratar empresas para cuidar da limpeza, e os catadores, que podem transformar uma atividade hoje desorganizada e improvisada num negócio rentável.

IPT e Sebrae-SP, atentos a essa realidade, lançaram em novembro (07) a publicação intitulada ‘Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – Guia para Implantação’. Baseado em dois projetos-pilotos para formação de cooperativas de catadores no interior paulista, o guia orienta sobre como fazer uma coleta cuidadosa, um planejamento de trabalho adequado, planilhas de triagem e de custos e a venda do material para a indústria. Além disso, também reúne informações para montagem e gerenciamento de cooperativas, conscientização da população para a coleta seletiva e busca de apoio junto a prefeituras, ONGs e grupos de solidariedade.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Instituto , vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: Terça-feira, dia 18 de novembro de 2003
– Horário: das 11 horas às 11h50
– Tema: Os desafios para implantação de cooperativas de catadores
Debatedores: Roberto Domenico Lajolo – Pesquisador do IPT, Gestor da Área Ambiental do IPT. Coordena o projeto Recicla – Reciclagem Gerando Renda, com o patrocínio do Sebrae-SP. Engenheiro, formado pela Escola Politécnica da USP em 1972.

Regina Maria Bueno de Azevedo – pesquisadora do IPT, na Divisão de Economia e Engenharia de Sistemas. Socióloga pela Fundação Escola de Sociologia e Política, (1968). Especialização em Sociologia Demográfica, Universidade de São Paulo (1970) e em Saúde e Meio Ambiente, Fundação Osvaldo Cruz (1996). Áreas de atuação: gestão ambiental, sócio-economia, análise setorial.

Antonio Gimenez Filho – pesquisador da Seção de Águas Subterrâneas do Agrupamento de Geologia Aplicada ao Meio Ambiente (Agama) da Divisão de Geologia (Digeo) do IPT. Geólogo (1978) e Mestre em Ciências (1993) pelo Instituto de Geociências da USP. Tem desenvolvido trabalhos relacionados ao gerenciamento de bacias hidrográficas (Relatórios de Situação de Recursos Hídricos e Planos de Bacia Hidrográfica), águas subterrâneas e resíduos sólidos. (gimenez@ipt.br)

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.