IPT: Brasileira preside instituição internacional na área química

É a primeira vez que uma pesquisadora da América Latina ascende a este posto

sex, 04/07/2003 - 10h43 | Do Portal do Governo

A pesquisadora Vera Maria Lopes Ponçano, também dirige o Centro
de Metrologia em Química do IPT, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – e é coordenadora geral do Programa Brasileiro de Metrologia em Química do Comitê Brasileiro de Metrologia do Conmetro. Ela foi escolhida no último dia 15 em Berlim, como vice-presidente da mais conceituada instituição de cooperação internacional para rastreabilidade em Química Analítica no mundo, a Cooperation on International Traceability in Analytical Chemistry (Citac).

É a primeira vez que uma pesquisadora da América Latina e – fato inédito – mulher, ascende ao posto de direção do respeitado instituto, formado por renomados pesquisadores do mundo todo. O ingresso de um representante brasileiro no seleto clube de países que fazem parte do Citac, torna o Brasil reconhecido pela comunidade internacional por sua alta competência na área de rastreabilidade em Química.

A eleição do vice-presidente do Citac é sempre muito concorrida, por transportar automaticamente seu ocupante ao posto de presidente da instituição, logo após o término de mandato como vice, o que deve ocorrer dentro de dois anos. Atualmente, o presidente do órgão é o representante do Japão, Kensaku Okamoto.

O Citac reúne atualmente representantes de 40 países, especialistas
reconhecidos pela comunidade onde atuam e dotados de liderança na área científica ou técnica . São indicados por estas características e eleitos por consenso de seus membros. A instituição trabalha para estabelecer conceitos e metodologias que permitam a rastreabilidade e a comparabilidade das medições em Química, que sejam reconhecidas como referência internacional a ser adotada por todas as nações.

Produtos ou serviços que seguem os padrões do Citac têm alta aceitação nos mercados mundiais, pois o crivo do instituto confere valor a produtos exportados dentro destas referências.

Atualmente, o Citac está concentrando seu trabalho no setor de saúde,onde existe maior carência de métodos e processos de rastreabilidade em Química, em todo o mundo. A instituição visa a estabelecer diretrizes e práticas de rastreabilidade nesta área, com o objetivo de nortear padrões e metodologias para medições em análises clínicas, permitindo maior confiabilidade nos diagnósticos médicos.

Quem é a nova vice-presidente do Citac

Vera Ponçano tem 28 anos de experiência prática com organizações públicas e privadas no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de apoio tecnológico. Foi responsável pela implantação de laboratórios químicos e do Centro de Análises Expeditas, quando gerenciou os serviços de ensaios de 20 laboratórios de várias áreas do IPT, como os de química, engenharia mecânica, eletricidade, engenharia civil, metalurgia e geologia.

Hoje, além do cargo de direção no IPT e da coordenação do Programa Brasileiro de Metrologia em Química, Vera é membro do Conselho Consultivo do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, do Conselho Consultivo do Idec – Instituto de Defesa do Consumidor e vice-diretora regional da SBM – Sociedade Brasileira de Metrologia. Participa ainda, oficialmente, de diversos fóruns internacionais,
destacando-se: SIM – Sistema Interamericano de Metrologia, CCQM – Comité Consultatif pour la Quantité de Matière, ISO-REMCO – International Standardization Organization/Reference Materials Committee e Intercontinental Advisory Board do Journal Accreditation and Quality Assurance – Springer.

Da Assessoria de Imprensa do IPT
V.C.