IPT: Bloqueio para evitar a entrada de vírus de computador será tema do próximo bate papo

IPT reduziu muito essa entrada tomando uma série de precauções

sex, 16/04/2004 - 15h06 | Do Portal do Governo

Como evitar a entrada das pragas virtuais no sistema de uma empresa? Os vírus podem se disseminar por e-mail, atrapalhando o tráfego natural da rede, ou por compartilhamento numa rede de computadores, o que pode parar uma empresa. O IPT reduziu muito essa entrada tomando uma série de precauções: filtragem no roteador, bloqueio no servidor de e-mail e a instalação de programas antivírus nas máquinas.

O Instituto sofreu prejuízos com ataques em 2001, com o vírus Nimda (que se disseminava por compartilhamento e tornava a máquina lenta), e o worm Sircam, que fazia envio de e-mails em larga escala, anexava documentos do disco rígido aos e-mails enviados pelo usuário da máquina sem o seu conhecimento, apagava arquivos do Drive C e ainda degradava o desempenho da máquina. Hoje seu sistema de prevenção a ataques tem impedido que esse tipo de problema volte a se repetir.

De tempos em tempos os tipos de vírus que tentam entrar no IPT vão mudando. Neste mês o que mais atacou foi o worm Netsky.q. O Netsky.q faz alterações no registro do Windows, faz uso do catálogo de endereços do usuário da máquina para se disseminar e tenta fazer um ataque de negação de serviço a determinados websites. No período de 1° a 15 de abril foram bloqueadas, no servidor de e-mail do IPT, 24.921 mensagens infectadas com o Netsky.q. Se somarmos todos os vírus/ worms que tentaram entrar no Instituto neste mesmo período teremos 52.925 mensagens infectadas.

Serviço

Bate-papo no dia 20, terça-feira, das 11h às 11h50 no site www.ipt.br/tecnologia/chat.

Controle de vírus de computador

Lazara Adorno – Integrante da equipe técnica que atua na administração e gerenciamento dos serviços da Rede IPTNet. A IPTNet é o principal componente de infra-estrutura de transmissão de dados do IPT e conecta-se à Internet através de um link do CCE/USP. O papel da equipe técnica é garantir três requisitos básicos relacionados aos recursos de rede: confidencialidade, integridade e disponibilidade e, para manter os serviços disponíveis, a equipe tem lançado mão de alguns recursos a serem tratados nesse bate-papo.

Gilson Bozolan e Salvador Giaquinto – Integrantes da equipe técnica que atua na administração e gerenciamento dos serviços da Rede IPTNet.