IPT: Bate-papo será sobre ‘Ensaios em rochas para construção civil’

Bate-papo do IPT será na próxima terça-feira, dia 6

qua, 30/04/2003 - 19h54 | Do Portal do Governo

Pisos e fachadas bonitos e duráveis. IPT ajudou criar “Catálogo de Rochas Ornamentais do Brasil”. Saiba também sobre ensaios de rochas no bate-papo de terça-feira, dia 6.

Em 2001, as rochas ornamentais, muito utilizadas especialmente em acabamentos de pisos e revestimento de fachadas na construção civil, foram responsáveis por exportações no valor de US$ 279,6 milhões. Dada a crescente importância do setor na economia brasileira, o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) do Ministério da Ciência e Tecnologia, com apoio da Agência de Promoção das Exportações (Apex), decidiu elaborar um documento reunindo informações detalhadas das características, propriedades e usos das rochas ornamentais produzidas em vários estados brasileiros.

O resultado foi a edição eletrônica em CD-ROM do Catálogo de Rochas Ornamentais do Brasil, nas verões em português, inglês e espanhol.

Segundo Eduardo Quitete, pesquisador da Divisão de Geologia do IPT, o catálogo relaciona cerca de 247 rochas brasileiras. “O IPT – informa Quitete – foi responsável por quase metade dos ensaios. Nos últimos dez anos ensaiamos diversas amostras por solicitação dos próprios clientes e elas ajudaram a alimentar o projeto. Mas somente em 2002, sob encomenda dos responsáveis pela produção do catálogo, produzimos 70 ensaios de rochas ornamentais.”

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: 06/05/2003 – terça-feira
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Ensaios em rochas para construção civil
Debatedor: Eduardo Brandau Quitete – Geólogo pela USP (1991) e mestre em Engenharia Mineral pela USP (2002). Responsável pelo Laboratório de Petrologia e Tecnologia de Rochas da Divisão de Geologia do IPT.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.