IPT: Bate-papo será sobre energia elétrica para comunidades distantes

Tecnologia indiana gera energia elétrica para comunidades distantes a partir de biomassa

qua, 09/06/2004 - 14h36 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promove na próxima terça-feira, dia 15, um bate-papo sobre eletricidade para comunidades distantes. Gaseificador, de tecnologia indiana, foi testado no IPT e adaptado às condições brasileiras parar energia elétrica em comunidades distantes a partir de biomassa (gases combustíveis que substituem óleo diesel), produto farto e economicamente viável para regiões pobres.

O equipamento, de pequeno porte, foi instalado este mês (junho) em Aquidaban, a 90 km de Manaus (AM), para os primeiros testes em campo e pode reduzir em até 80% o consumo do diesel em sistemas de geração distribuída de energia elétrica de pequeno porte, utilizado por comunidades rurais localizadas em regiões remotas, especialmente na região amazônica brasileira, onde as distâncias tornam o custo do transporte do combustível até duas vezes mais caro que o próprio custo do produto.

Gaseificador original, desenvolvido pelo Indian Institute of Science (IISc), de Bangalore, foi importado pelo BUN (Biomass Users Network do Brasil) e o CENBIO (Centro Nacional de Referência em Biomassa) para ser testado com biomassas regionais. Os testes foram realizados nos Laboratórios de Combustão e Gaseificação e de Motores do IPT, com mais de 400 horas de operação do equipamento.

As biomassas utilizadas foram cavaco de eucalipto, casca de cupuaçu, casca de coco de babaçu e peletes de resíduos de eucalipto. O consumo de biomassa seca necessária para a produção de energia elétrica é da ordem de 1 kg/h para cada kW elétrico gerado e, neste processo, o uso do diesel não pode ser dispensado, porém seu consumo é reduzido ao mínimo, suficiente apenas para fazer o motor funcionar.

Serviço

Bate-papo no dia 15/06/2004, das 11h às 11h50 em www.ipt.br/tecnologia/chat.
Gaseificação de biomassa: fonte alternativa de energia viável?
Ademar Hakuo Ushima – Pesquisador do IPT. Engenheiro Químico formado pela Escola Politécnica da USP, Mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Vem trabalhando com fontes alternativas de energia, em particular, com biomassa, desde 1980. Atualmente é o responsável pelos projetos de combustão e gaseificação de biomassa do Agrupamento de Engenharia Térmica.

Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)