IPT: Bate-Papo Programado debate emissão de poluentes causada pela queima de óleo combustível

Evento on-line será hoje, a partir das 11 horas

ter, 20/08/2002 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) debate nesta terça-feira, dia 20, estratégia para diminuir emissão de poluentes causada pela queima de óleos combustíveis.

Uma das questões que preocupam indústrias como siderúrgicas, metalúrgicas e refinarias é a emissão de poluentes gerada pela queima de óleos combustíveis. Com o objetivo de diminuir esse problema, o Laboratório de Combustão do IPT criou a Estação de Avaliação de Sprays, que será tema do bate-papo.

Na estação, bocais são ensaiados para avaliar a nebulização de óleos combustíveis pesados. O tamanho da gotícula que sai desses bocais é essencial para uma boa queima de óleo e, consequentemente, menor emissão de poluentes. Quanto menor a gota, melhor a queima.

A conversa on-line será com Laiete Soto Messias, Chefe da Seção de Combustão do Agrupamento de Engenharia Térmica, da Divisão de Mecânica e Eletricidade do IPT. Ele é especialista em Combustão e Nebulização de Líquidos e Responsável pela Estação de Avaliação de Sprays. O Bate-papo Programado é realizado das 11 às 11h50, no site www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

Dia: Terça-feira, dia 20 de agosto de 2002
Horário: das 11h às 11h50
Tema: Estação de Avaliação de Sprays
Debatedor: Laiete Soto Messias