IPT: Bate-papo online discute técnica inovadora aplicada em usinas hidrelétricas

Medição dinâmica de turbinas, desenvolvida no Instituto, foi utilizada na usina de Três Gargantas, na China

ter, 07/12/2004 - 9h54 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 7, o bate-papo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) debate o uso de uma técnica inovadora aplicável à geração de energia hidrelétrica, desenvolvida por pesquisadores do Agrupamento de Engenharia Naval e Oceânica. Ela foi utilizada na medição dinâmica em turbinas geradoras instaladas em várias usinas hidrelétricas brasileiras.

Os responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação trazem agora à discussão as técnicas de medição dinâmica e diagnóstico de turbinas hidráulicas. Em decorrência da experiência adquirida, o IPT foi contratado para monitorar duas turbinas em funcionamento na usina de Três Gargantas, no rio Yangtze, China, durante o segundo semestre de 2003.

Data: Terça-feira, 7 de dezembro de 2004
Horário: 11h às 11h50
Site: www.ipt.br/tecnologia/chat

Debatedores:

  • José Carlos Zanutto
    Engenheiro eletrônico, trabalha no Agrupamento de Engenharia Naval e Oceânica do IPT, desde 1974.

  • Dr. Hans Gunther Poll
    Engenheiro chefe da área de rotores hidraulicos e engenharia de fabricação da Voith Siemens Hydro até o final do ano de 2004. A partir de janeiro/2005 assumirá a gerencia geral de engenharia da Voith Siemens Hydro Power Generation Ltda, sendo seu engenheiro chefe.
    É formado em 1990 em engenharia mecânica pela EPUSP e em computação, também em 1990, pela FATEC-UNESP. Mestre em engenharia mecânica pela EPUSP, em 1993, e doutor em engenharia mecânica também pela EPUSP, em 1999, especializando-se na área de transientes hidráulicos e comportamento dinâmico de válvulas de resposta rápida e componentes que atuam em sistemas hidráulicos de distribuição de fluido bem como hidrelétricas.
    Trabalhou na área de engenharia de turbinas hidráulicas e componentes da Voith S/A de 1991 a 1992. Em Janeiro de 1993 deslocou-se para a Alemanha onde trabalhou por dois anos no grupo de desenvolvimento numérico do laboratório conhecido como ‘Brunnenmuehle’ da J.M. Voith GmBh.
    Em 1995 trabalhou no grupo de tecnologia avançada da Voith York Pensilvânia, nos Estados Unidos. Deste 1997 atua na área de projeto e fabricação de rotores hidráulicos sendo ainda responsável pela engenharia de fabricação de todos os componentes da Voith Siemens Hydro.
    Participou de várias campanhas de medição ou diagnóstico de comportamento de turbinas hidráulicas como as turbinas de Tres Gargantas, Cana Brava, Min Hua Tan, Santa Clara. É membro do comitê de mundial de tecnologia da Voith Siemens Hydro.

    Da Assessoria de Imprensa do IPT

    (LRK)