IPT: Bate-papo online discute certificação para embalagens de hortifrutícolas

Nesta terça-feira, dia 11, pesquisador defende a medida para garantir qualidade no transporte de frutas e verduras

seg, 10/01/2005 - 12h30 | Do Portal do Governo

Encontrar a embalagem mais adequada para o transporte de hortifrutícolas pode significar maior qualidade do produto, mais economia e garantia de que frutas e verduras chegarão à mesa do consumidor em bom estado para o consumo. Com esta preocupação, o engenheiro Ernesto F. Pichler, chefe do Laboratório de Embalagens e Acondicionamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), defende que as embalagens feitas para transporte dos hortifrutis sejam certificadas no Instituto.

O tema será discutido nesta terça-feira, dia 11, das 11h às 12h, no bate-papo online que o IPT promove todas as semanas, por meio de seu site na internet.

O sistema de certificação de embalagens pelo IPT está sendo discutido com algumas empresas seguradoras, como forma de estimular o uso de embalagens com menor risco de avarias ou perdas. A certificação é uma demonstração de que um produto, ou uma embalagem, ou um serviço, atendem a uma dada especificação.

Essa certificação, de acordo com Pichler, não iria colidir com a certificação exigida pelo INMETRO e os órgãos de transporte marítimo e aéreo, pois seria opcional, nos moldes existentes nos EUA, como modelo vinculado para efeito de pagamento do seguro, ou seja, a partir da verificação de similaridade ao modelo aprovado da embalagem envolvida em sinistro, com auditoria a posteriori.

Os argumentos para a implantação da certificação do IPT foram reforçados a partir da criação do CCT – Centro de Certificação Técnica do IPT e da elaboração de um conjunto de normas pelos pesquisadores, que seguem as especificações de várias instituições normativas, como o INMETRO.

O projeto de embalagens para produtos hortifrutícolas desenvolvido pelo IPT recebeu o Prêmio Embanews de Embalagens de 2004. O novo modelo traz inovação e racionalização para as embalagens de frutas e verduras, abordando aspectos como o seu melhor dimensionamento volumétrico, tipo de material e encaixe para transporte.

As embalagens seguem um padrão volumétrico de comercialização, o que facilitaria os padrões de preços por caixa dos produtos agrícolas. O padrão volumétrico de caixas foi abolido pelo governo há quase dois anos, causando diversos transtornos para o comércio no que diz respeito ao preço da caixa.

Serviço – Bate-papo on line do IPT
Data: Terça-feira, 11 de janeiro de 2005
Horário: Das 11h às 12h
Site: www.ipt.br/bate-papo

Da Assessoria de Imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

(LRK)