IPT: Bate-papo on-line discute risco de queda de árvores provocada por cupins

Será no site do Instituto, nesta terça-feira, dia 17

ter, 17/08/2004 - 7h31 | Do Portal do Governo

A voracidade dos cupins subterrâneos (Coptotermes havilandi) é impressionante. São conhecidos os prejuízos que produzem em edificações dos grandes centros urbanos do sudeste brasileiro. O que muita gente ainda não sabe é que também entram em seu cardápio árvores vivas, nas ruas e parques das cidades, podendo provocar quedas precoces e prejuízos ao patrimônio. Este será o tema do bate-papo no site do IPT, nesta terça-feira, dia 17, a partir das 11h.

Novas formas de diagnóstico das ocorrências de cupins subterrâneos nas árvores urbanas são importantes. Diagnósticos e possíveis soluções fazem parte do dia-a-dia dos pesquisadores da Divisão de Produtos Florestais do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. A equipe acumulou experiência relevante no apoio técnico a órgãos públicos para enfrentar e prevenir ataques de cupins às árvores nos parques e bosques urbanos.

O debate será mediado pelo pesquisador Sérgio Brazolin, do IPT. Ele chefia o Agrupamento de Preservação de Madeiras e é responsável pelo Laboratório de Preservantes e Madeira Preservada, da Divisão de Produtos Florestais do IPT. Com formação em biologia, é Mestre em Ciência e Tecnologia de Madeiras pela USP.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

C.C.