IPT: Bate-papo on-line aborda o tema ‘Móveis com garantia de qualidade’

Laboratório do IPT realiza ensaios para testar a durabilidade, ergonomia e qualidade dos móveis produzidos

seg, 19/01/2004 - 10h34 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 20, o tema do bate-papo programado é a atuação do IPT na realização de ensaios para verificar a qualidade e a adequação dos móveis à legislação xistente. A área em que a tecnologia ajudou a melhorar o produto, estabelecendo normas que seguem padrões internacionais é a dos móveis escolares adquiridos pela rede pública. Fabricantes só podem participar de licitações públicas se obtiverem um selo emitido pela Organização Certificadora de Produto (OCP), entidade credenciada pelo Inmetro.

Para obter a certificação, empresas devem obedecer às normas do Regulamento Técnico da Qualidade para Móveis Escolares, produzido por uma série de instituições reguladoras, entre as quais o IPT.

O panorama não é o mesmo no mercado de móveis em geral. Com exceção do mercado mobiliário para escritórios, onde a competitividade internacional e o crescimento da exigência do consumidor brasileiro contribui para melhorar a qualidade do produto, o móvel brasileiro ainda não passa por controle de qualidade.

Saiba mais no bate-papo de terça-feira acessando o site do IPT.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)do Estado de São Paulo – será:

Dia: Terça-feira, dia 20/01/2004 –
Horário: das 11h às 11h50
Tema: Laboratório de ensaios de desempenho de móveis

,b>Entrevistados:

Nilson Franco – Pesquisador do IPT, no Laboratório de Ensaios de Móveis da Divisão de Produtos Florestais. Engenheiro Civil, Escola Politécnica USP. Especialização em Tecnologia da Madeira e Estruturas de Madeira. Área de atuação: Caracterização de madeiras e produtos derivados de madeira; Ensaios mecânicos em móveis, painéis, produtos de madeira componentes de edificações, estruturas de madeira, etc.

Mário Achilles Leoni – Pesquisador do IPT, no Laboratório de Ensaios de Móveis da Divisão de Produtos Florestais. Bacharel em Engenharia Industrial Mecânica, Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), 1975. Áreas de atuação: Mecânica, Mecânica fina, Hidráulica, Instrumentação, Propriedades físicas e mecânicas da madeira e derivados, Painéis de madeira e derivados, colagem, propriedades físicas e mecânicas e acabamento, Móveis avaliação dimensional, ergonômica, de resistência mecânica, estabilidade e durabilidade.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.