IPT: Bate-papo fala sobre treinamento de combate a incêndios em assentamento popular

Será na próxima terça-feira, dia 20

sex, 16/05/2003 - 19h58 | Do Portal do Governo

O IPT desenvolve com outras entidades projeto-piloto de combate a incêndios em assentamento popular na zona oeste da capital

Cerca de 46 mil incêndios foram registrados no Estado de São Paulo somente no ano de 2001. As populações que vivem em assentamentos precários, como favelas, são algumas das que mais sofrem com este problema, devido à explosiva combinação de um grande número de casas de material inflamável, da falta de informação e da ausência de equipamentos de segurança adequados no local.

Sabendo desse problema, o IPT e a subprefeitura do Butantã desenvolvem um programa piloto de combate a incêndios na favela do Jardim Vila Dalva, uma comunidade de cerca de 1400 famílias na zona oeste de São Paulo. A iniciativa conta com a participação de diversas outras entidades, como o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura/Defesa Civil, a Sabesp, a Escola Politécnica da USP, a Telefônica, a Ultragaz, a AES, a Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Segurança contra Incêndios e a ABNT.

Uma equipe com aproximadamente 60 voluntários, que moram na comunidade, será treinada para atuar em situações emergenciais de incêndio. Os futuros brigadistas receberão aulas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios. As atividades de treinamento, que incluem aulas práticas e teóricas, terão início no dia 26 deste mês e terminam dia oito de junho.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)será:

Dia: Terça-feira, dia 20 de maio de 2003
Horário: das 11h00 às 11h50
Tema: Programa de Segurança contra Incêndio em Assentamentos Urbanos Precários
Debatedor: José Carlos Tomina – Tecnólogo em Obras Hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de SãoPaulo (1981). Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985). Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1995). Pesquisador do Laboratório de Segurança ao Fogo do IPT, desde 1987. Chefe do Agrupamento de Instalações Prediais, Saneamento Ambiental e Segurança ao Fogo do IPT, desde 1995. Superintendente do CB-24 – Comitê Brasileiro de Proteção contra Incêndio da ABNT, desde 2000. Professor da cadeira de Proteção contra Incêndio e Explosões nos Cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho da Escola Politécnica USP, da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), da Universidade Paulista (UNIP) e da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.