IPT: Bate-papo fala sobre ‘Centro XML mostra a cara do século XXI’

IPT, Microsoft e HP criaram um centro XML para desenvolvimento de softwares empresariais e de profissionais na área tecnológica

sáb, 10/05/2003 - 15h39 | Do Portal do Governo

Já está em funcionamento no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, um avançado difusor de novas ferramentas tecnológicas que pode ajudar no desenvolvimento de diversos setores da economia nacional. Desenvolvido em parceria com a Microsoft e a HP, o Centro de Tecnologia XML foi criado para dar apoio a empresas interessadas em desenvolver softwares destinados a modernizar e dinamizar os seus negócios.

Além de atuar na modernização de empresas, o Centro de Tecnologia XML também é responsável pela capacitação de profissionais na tecnologia XML, utilizada na criação de aplicativos para a internet. Recentemente, foi concluída a elaboração do primeiro software desenvolvido pelo centro. A beneficiária é uma importante rede de lojas de departamentos. Outros projetos em parceria com empresas públicas e privadas já estão sendo discutidos.


O Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas
Tecnológicas (IPT) – , vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – será:

– Dia:Terça-feira, dia 13 de maio de 2003
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Centro de Tecnologia XML
– Debatedores: Antonio Luiz Rigo – Engenheiro Eletrônico (EESC-USP), Mestre em Eletrônica Aplicada (ITA) e Doutor em Engenharia de Sistemas (POLI-USP). Pesquisador do IPT, responsável pelo Laboratório de Eletrônica Digital e pela implantação do Laboratório de ITS-Wireless do Agrupamento de Sistemas de Controle da Divisão de Mecânica e Eletricidade e professor e coordenador de área de redes do Mestrado Profissional do IPT em Engenharia de Computação. Atua no Convênio IPT/Microsoft/HP como gerente técnico do Centro de Tecnologia XML.
– Participam também: Maria de Fátima Porcaro e Adilson Barbosa – Maria de Fátima é física (PUCSP), mestranda em Engenharia de Redes (CENATEC), responsável pelo Departamento de Serviços e Telecomunicações da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento, atua nos Convênios 3com, HP, NOVELL e Microsoft como Coordenadora Negocial.

Adilson é formado em Processamento de Dados (FATEC-UNESP) e Administração de Empresas (FEA-USP), possui 17 anos de experiência na área de desenvolvimento de aplicações e integração de sistemas, tendo iniciado sua carreira profissional na Omnia Engenharia como Programador (1 ano), passando pela Sanbra S/A, como Coordenador de Desenvolvimento (4 anos), pela Gnosis Consultoria, como Gerente de Desenvolvimento (1 ano), pelo Banco Chase Manhattan S/A, como Coordenador de Projeto (1 ano), pela DataServer Consultoria, como sócio e Coordenador de Projetos (3 anos), pela ILDATO Consultoria, como sócio e Coordenador de Projetos (2 anos) e por último pela Tecs Consultoria, como sócio Gerente Técnico (1 ano). Atua como Coordenador de Projetos dos Centros XML, reportando-se a Marcia Teixeira.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.