IPT: Bate-papo do Instituto será sobre equipamentos odontológicos

Assunto será discutido nesta terça-feira, dia 14

ter, 14/10/2003 - 8h45 | Do Portal do Governo

Não é só da saúde bucal dos funcionários que cuidam os profissionais do Gabinete Odontológico do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), órgão ligado à Secretaria da Ciência Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Acompanhando a tradição do Instituto, a área também é responsável pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa clínica, que podem trazer benefícios para sorrisos de quem é da casa e também da comunidade externa.

Um exemplo é o levantamento epidemiológico bucal que está sendo realizado. Além de nortear futuras campanhas de prevenção no Instituto, seus dados também podem ser úteis para outras comunidades. Atualmente,está em discussão a formação de um comitê de ética do IPT e o desenvolvimento de pesquisas clínicas.

Um exemplo é a que emprega o The Wand, equipamento de anestesia local computadorizado que não provoca dor. Outra pesquisa é o emprego de um software odontológico na área preventiva que estabelece protocolos em métodos de prevenção de uma população.

O gabinete odontológico do Instituto também é o responsável por fazer a ponte entre os laboratórios do IPT e profissionais ou empresas da área odontológica interessadas em desenvolver pesquisas acadêmicas e/ou ensaios de seus produtos.

A equipe realizou um mapeamento de competências do Instituto encontrando 24 laboratórios capacitados para ensaiar equipamentos e materiais odontológicos, como, por exemplo,escovas de dente, fios-dentais, cerâmicas para próteses, lasers, equipamentos ópticos e eletromédicos.

O debate será comandado pelas cirurgiãs dentistas no IPT Eleni Cristina Kairalla e Luciana Tibiriçá Aguilar. Eleni atua em assessoria e/ou desenvolvimento de pesquisa na área odontológica.Especialista em Endodontia, USP, 2003. Cirurgiã-dentista, USP, 1997.Coordenadora Clínica de Endodontia – APCD-Ipiranga, 2002-2003.Projetista Mecânica, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Unesp, 1990.Licenciatura Plena em Mecânica, Faculdade de Tecnologia de São Paulo,Unesp, 1991.

Luciana também é cirurgiã-dentista no IPT. Atua em assessoria e/ou desenvolvimento de pesquisa na área odontológica. Mestre em diagnóstico bucal, USP, 2002. Especialista em estomatologia – Hospital Heliópolis, 2000. Cirurgiã-dentista, USP, 1998.

Serviço – Bate-Papo Programado do IPT
Dia: 14/10/2003 – terça-feira
Horário: das 11h00 às 11h50
Tema: Competências do IPT em Pesquisas Odontológicas
Debatedoras: Eleni Cristina Kairalla – Cirurgiã-dentista no IPT e Luciana Tibiriçá Aguiar.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ipt.br/tecnologia/chat