IPT: Bate-papo discute papel do Portal Infotec no processo de inovação tecnológica

Portal Infotec disponibiliza informações tecnológicas para micro e pequenas empresas

seg, 12/07/2004 - 13h32 | Do Portal do Governo

O bate-papo on-line do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – discute, nesta terça-feira, dia 13, o papel que o Portal Infotec pode representar no processo de inovação tecnológica das micro e pequenas empresas. Lançado pela Anpei e Sebrae-SP em junho passado, o Portal disponibiliza via internet informações tecnológicas providas por vários institutos de pesquisa.

‘Esse portal é um novo processo estruturado de relacionamento entre demandas e ofertas em inovação tecnológica. Ele, em si, é uma inovação tecnológica, que permeará muitas das interações entre grupos de interesse daqui para a frente’, afirma Ronald Martin Dauscha, presidente da Anpei. O IPT é uma das instituições de pesquisa tecnológica que integra a rede de informação acessível aos pequenos empreendedores por meio do Portal.

A expectativa dos organizadores é que o Portal Infotec se transforme rapidamente na principal referência brasileira sobre inovação tecnológica na Internet. Deverá constituir-se em um banco de dados valioso e ambiente de encontro entre especialistas capacitados e empreendedores inovadores no segmento das micro e pequenas empresas. Calcula-se que o Brasil tem perto de 4,5 milhões de micro e pequenas empresas. Segundo o Sebrae-SP, 31% delas não completam o primeiro ano de vida, em decorrência, entre outros fatores, da acirrada competitividade do mercado. A capacidade de inovação tecnológica das empresas em seus produtos e serviços é determinante para sua sobrevivência e manutenção da competitividade na cadeia produtiva.

O debate será mediado pelas pesquisadora Rosa Maria Villares de Souza Berto – Doutora em Engenharia de Produção (Epusp); Mestre em Ciência da Informação (PUCCamp); Especialista em Marketing (FEA/USP); Especialista em Informação Tecnológica (UFSC); Especialista em Documentação Especializada (FESP/USP) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (FESPSP). Foco de atuação profissional: gestão de conteúdos digitais, letramento digital, publicações eletrônicas, sistemas de informação em C&T, taxonomias para gestão do conhecimento, divulgação científica e métodos e técnicas de pesquisa. Docente em cursos regulares e especiais de graduação e pós-graduação (IPT, USP, FCAV, FEI, Fesp, Unifieo, Pece). Consultora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação para a Educação. Membro de Associações Nacionais e Internacionais de Pesquisa em Ciências da Informação e da Comunicação. Autora de trabalhos científicos publicados/apresentados em periódicos/eventos nacionais e internacionais.

Serviço: Bate-papo on-line do IPT
Data: Terça-feira, 13 de julho de 2004
Horário: 11h às 11h50
Internet: www.ipt.br/tecnologia/chat