IPT: Bate-papo desta terça será sobre Amostragem do sub-solo para avaliação de áreas contaminadas

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line

sex, 25/04/2003 - 21h06 | Do Portal do Governo

O IPT faz análise de solo visando evitar que construções em terrenos contaminados tragam prejuízos à saúde das pessoas. Saiba mais no bate-papo da próxima terça-feira, dia 29.

Ao iniciar uma obra em um terreno desconhecido, todo o cuidado é pouco. Substâncias contaminantes presentes no solo podem trazer sérios riscos, como a intoxicação de pessoas por componentes cancerígenos ou até explosões provocadas por gases infiltrados no local.

O drama enfrentado pelos cinco mil moradores do Residencial Barão de Mauá, construído em uma área da cidade de Mauá contaminada por gases cancerígenos e explosivos, é uma pequena amostra de como é importante saber exatamente o que existe abaixo de nossos pés. O problema veio a tona em 2000 com uma explosão ocorrida no local que matou uma pessoa e feriu outra.

A Divisão de Engenharia Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, realiza diversas análises de contaminação em solos, tanto para empresas privadas quanto para empreendimentos públicos.

O Instituto recolhe amostragens de solo, água e gás presentes em terrenos e analisa em laboratório a possível presença de componentes que possam trazer danos posteriores às edificações e pessoas que ali se instalarem.

O pesquisador do Agrupamento de Mecânica dos Solos e Fundações, Scandar Ignatius, irá debater no bate-papo desta terça os procedimentos técnicos e os trabalhos de campo realizados pelo IPT nessa área.


Este Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: 29/04/2003 – terça-feira
– Horário: das 11 horas às 11h50
– Tema: Amostragem do sub-solo para avaliação de áreas contaminadas
– Debatedor: Scandar Gasperazzo Ignatius – Pesquisador do Agrupamento de Mecânica dos Solos e Fundações da Divisão de Engenharia Civil do IPT desde 1976. Doutor pela Escola Politécnica da USP em 1999, com o tema ‘Fluxo de gás em solos’, mestre pela Leeds University, Reino Unido, em 1994, mestre pela Escola Politécnica da USP em 1988, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie em 1975. Trabalha principalmente com amostragem e ensaios de campo e laboratório em geotecnia.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat.

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.