IPT: Bate-papo desta semana é sobre os impactos ambientais de mineração no Estado

Maria Marta Vasconcelos falará sobre a assessoria do IPT à Secretaria do Meio Ambiente na avaliação de empreendimentos de mineração

seg, 03/02/2003 - 14h25 | Do Portal do Governo

O bate-papo desta semana do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) é sobre os impactos ambientais de mineração no Estado de São Paulo: a assessoria do IPT à Secretaria de Estado do Meio Ambiente na avaliação de impacto ambiental de empreendimentos de mineração.

A geóloga Maria Marta Teixeira Vasconcelos, formada pelo Instituto de Geociências da USP (1988) e pesquisadora do IPT desde 1992 abordará o assunto a partir das 11 horas desta terça-feira, dia 4 de fevereiro.

Maria Marta trabalhou em empresas de consultoria em engenharia de minas em Portugal, entre os anos de 1989 a 1992, com mapeamento geológico, avaliação de reservas minerais e planos de recuperação de áreas de mineração. No IPT, ela tem desenvolvido projetos relacionados principalmente com avaliação de impacto ambiental, controle ambiental e recuperação de áreas degradadas.

Desde 1996, participa do projeto de assessoria à Secretaria de Estado do Meio Ambiente-SMA na análise de empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental, cuja gerência é da Digeo. Foi gerente do projeto do segundo semestre de 1997 ao primeiro trimestre de 1999.

Em 2000, tornou-se mestre pelo Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da USP, desenvolvendo dissertação sobre tema relacionado à mineração abandonada em área de proteção de mananciais. Desde maio de 2002, presta serviços pelo IPT diretamente na SMA, na avaliação de impactos ambientais de empreendimentos de mineração.