IPT: Bate-papo debate ‘Laboratórios vestibulandos ‘

Bate-papo será na próxima terça-feira, dia 22

sex, 18/07/2003 - 20h49 | Do Portal do Governo

Bate-papo irá debater os programas de comparação interlaboratorial do IPT, que garantem precisão e confiabilidade em diversos tipos de ensaios.

A exigência crescente de comprovação da qualidade em atividades laboratoriais é uma tendência no Brasil e no exterior. Para manterem-se competitivos nesse novo contexto, os laboratórios precisam investir cada vez mais em procedimentos que assegurem precisão em ensaios e confiabilidade do produto final. Os programas de comparação interlaboratorial são um dos principais métodos para a garantia de medições confiáveis, pois permitem a identificação de problemas em práticas laboratoriais e a tomada das ações corretivas adequadas.

O IPT tem 30 anos de experiência em comparação interlaboratorial e coordena programas do gênero, com laboratórios nacionais e internacionais, nas áreas de celulose e papel, combustíveis e lubrificantes, tintas, elastômetros, ligas metálicas, cimento e concreto, alumina e óleos essenciais. Além disso, a capacitação metrológica do Instituto permite que ele desenvolva, em diversas áreas técnicas, programas interlaboratoriais sob encomenda para os setores público e privado. Para obter mais informações sobre os programas interlaboratoriais desenvolvidos no IPT, entre em contato com o Centro de Metrologia em Química do Instituto (Tel: 3767-4540 ou vponcano@ipt.br).


Serviço
O Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, será:

– Dia: 22/07/2003 – terça-feira
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Programa Interlaboratorial
– Debatedoras: Maria Lopes Ponçano – Diretora do Centro de Metrologia em Química do IPT e Coordenadora Geral do Programa Brasileiro de Metrologia em Química do Comitê Brasileiro de Metrologia do Conmetro, Coordenadora do Comitê de Metrologia das Indústrias Químicas do Estado de São Paulo e do Grupo de Materiais de Referência da Associación Estrategica de los Institutos de Tecnologia Industrial del Mercosur.

Participa oficialmente de diversos fóruns internacionais, destacando-se: Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), do Comité Consultatif pour la Quantité de Matière (CCQM), do Co-Operation on International Traceability in Analytical Chemistry (CITAC), International Standardization Organization/Reference Materials Committee (ISO-REMCO) e do Intercontinental Advisory Board do Journal Accreditation and Quality Assurance – Springer. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), do Conselho Consultivo do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e Vice-Diretora Regional da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

Maria Luiza Otero D’Almeida – Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas, e Mestre em Química Analítica, ambos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Especialização em celulose e papel, adquirida através de cursos, no Brasil e no exterior, e de 25 anos de experiência na área. Responsável pelo Laboratório de Papel e Revestimento da Divisão de Produtos Florestais do IPT.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat,/a>. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.