IPT: Bate-papo de hoje será sobre atividade minerária

Chat começa às 11 horas

ter, 08/10/2002 - 9h01 | Do Portal do Governo

O tema do bate-papo desta terça-feira, dia 8, será ‘Mineração & Município – bases para planejamento e gestão da atividade minerária’. Serão enfocados diversos aspectos relacionados à atividade minerária e os reflexos proporcionados pelo setor mineral no desenvolvimento da mineração em seus territórios, bem como na sua adequação aos condicionantes ambientais e a outras formas de uso e ocupação do solo.

Além da importante mobilização de mão-de-obra e produção de renda, a indústria mineral abastece importantes cadeias produtivas de São Paulo, com destaque aos setores de construção civil e segmentos agregados, cerâmico, vidreiro, cimenteiro e agrícola. Como uma atividade econômica profundamente disseminada geograficamente, ela gera uma expressiva contribuição em termos de obrigações fiscais legais que revertem em benefício dos municípios, representados principalmente pelo ICMS e CFEM.

O debatedor será Luiz Carlos Tanno, geológo formado pela Unesp, campus Rio Claro, em 1975. Mestre em Geociências pelo IG/USP. Pesquisador da Divisão de Geologia do IPT e chefe da Seção de Matérias-Primas Minerais do Agrupamento de Geologia Aplicada a Recursos Minerais, atuando em prospecção, pesquisa e planejamento mineral de matérias-primas, e estudos de impactos ambientais relacionados à atividade de mineração.

Data: Terça-feira, dia 8 de outubro de 2002
Horário: Das 11 horas às 11h50
Site: www.ipt.br/tecnologia/chat
Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.