IPT: Bate-papo de hoje é sobre a importância da metrologia na saúde e no meio ambiente

Metrologia é responsável pela medição e controle de produtos e processos de produção

ter, 25/03/2003 - 10h35 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promove nesta terça-feira, dia 25, às 11 horas, um bate-papo sobre a importância da metrologia na saúde, no meio ambiente e no bem-estar da sociedade.

Apesar de desconhecida da maior parte da população, a metrologia é responsável pela medição e controle de produtos e processos de produção e tem papel fundamental na garantia da qualidade do que é produzido em indústrias e laboratórios. Para participar basta acessar o site do IPT (www.ipt.br/tecnologia/chat).

Sabendo dessa importância, diversas instituições brasileiras, entre elas o IPT, uniram-se em 1998 para dar início ao Programa Brasileiro de Metrologia em Química. O programa abrange uma grande variedade de iniciativas com o objetivo de desenvolver métodos de análise de alta precisão para os processos de produção dos mais diversos setores da indústria química, entre eles o petrolífero, o de mineração e o de remédios.

Entre as iniciativas do programa, está a produção de materiais referenciais para variados processos produtivos e a identificação de laboratórios capacitados, em diversos ramos da indústria química, para tornarem-se referência metrológica nas respectivas áreas. Através de iniciativas como esta, o Programa Brasileiro em Metrologia Química objetiva melhorar a qualidade dos produtos nacionais, favorecendo o consumidor e dando aos produtos mais competitividade no mercado internacional.