IPT: Bate-papo da próxima semana debate a gestão tecnológica

Instituto participa de projeto-piloto que tem o objetivo de melhorar a gestão da tecnologia no País

sex, 31/10/2003 - 13h53 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do IPT


Na próxima terça-feira, dia 4, o Bate-Papo Programado do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será sobre o projeto Rede de Centros Especializados em Gestão Tecnológica.

O IPT é um dos 15 institutos do País que participam deste projeto-piloto da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti), voltado à realização de um projeto-piloto de gestão da tecnologia. O projeto pretende colaborar com o estreitamento de laços entre instituições, para que a troca de experiências leve a uma maior sintonia entre a pesquisa tecnológica e as necessidades das empresas. Tão importante quanto desenvolver tecnologia é saber como divulgá-la e disseminá-la pelo setor produtivo.

Para alcançar esse objetivo, o projeto promove diversas atividades, como cursos e seminários, envolvendo pesquisadores e gestores das instituições. Neles são abordados temas como gestão de projetos, propriedade intelectual e gestão de conhecimento. Além disso, o projeto inclui uma rede online com informações detalhadas sobre os laboratórios e as atividades das instituições envolvidas. Trata-se de uma importante ferramenta para o aumento da comunicação e da interação dos institutos no desenvolvimento de pesquisas.

O debate será mediado por Denise Lucchesi, economista e pesquisadora do IPT, aluna do MBA em Gestão e Tecnologias da Qualidade na Poli/PECE/USP. Atua como Coordenadora de Sistemas de Gestão, área responsável pelo Sistema da Qualidade do IPT e pela implementação de metodologias inovadoras de trabalho, como a Gestão do Conhecimento.

Para participar, o site é o www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

Data: Terça-feira, dia 4 de novembro de 2003
Horário: das 11h00 às 11h50
Tema: Parceria entre a ABIPTI e o IPT para melhoria da gestão tecnológica

(LRK)