IPT: Amostragem do sub-solo para avaliação de áreas contaminadas é tema do bate-papo

Será na próxima terça-feira, dia 29

sáb, 26/04/2003 - 14h33 | Do Portal do Governo

O IPT faz análise de solo visando evitar que construções em terrenos contaminados tragam prejuízos à saúde das pessoas. Saiba mais no bate-papo da próxima terça-feira, dia 29.

Ao iniciar uma obra em um terreno desconhecido, todo o cuidado é pouco. Substâncias contaminantes presentes no solo podem trazer sérios riscos, como a intoxicação de pessoas por componentes cancerígenos ou até explosões provocadas por gases infiltrados no local.

O drama enfrentado pelos cinco mil moradores do Residencial Barão de Mauá, construído em uma área da cidade de Mauá contaminada por gases cancerígenos e explosivos, é uma pequena amostra de como é importante saber exatamente o que existe abaixo de nossos pés. O problema veio a tona em 2000 com uma explosão ocorrida no local que matou uma pessoa e feriu outra.

A Divisão de Engenharia Civil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, realiza diversas análises de contaminação em solos, tanto para empresas privadas quanto para empreendimentos públicos.

O Instituto recolhe amostragens de solo, água e gás presentes em terrenos e analisa em laboratório a possível presença de componentes que possam trazer danos posteriores às edificações e pessoas que ali se instalarem.

O pesquisador do Agrupamento de Mecânica dos Solos e Fundações, Scandar Ignatius, irá debater no bate-papo desta terça os procedimentos técnicos e os trabalhos de campo realizados pelo IPT nessa área.


– Dia: 29/04/2003 – terça-feira
– Horário: das 11 horas às 11h50

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat.

Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.