Ipem: Ultramaratonista Brasileiro entra para Guiness Book

Ipem-SP calibrou o equipamento utilizado para medir a distância

sex, 12/11/2004 - 20h09 | Do Portal do Governo

O ultramaratonista brasileiro, Luciano Prado, 38, entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, ao superar a marca mundial de corrida ininterrupta em esteira ergométrica, na tarde desta sexta-feira, dia 12. Por 24 horas, Luciano correu o equivalente a 249,64 km, deixando para trás a marca de 245,05 km, alcançada pelo norte-americano Serge Arbona, em Baltimore, EUA, em janeiro deste ano.

A academia de ginástica do Ginásio do Ibirapuera, local onde a prova foi realizada, estava repleta de amigos, parentes e torcedores de Luciano, que aplaudiam e gritavam o nome do corredor incentivando-o a
todo momento. Envolto em uma bandeira do Brasil, ao acabar o desafio, o ultramaratonista ainda teve forças para brincar e ficar várias vezes de ponta cabeça, comemorando o feito. Seu técnico, Herói Fung, chorava de emoção ao ver concretizado a quebra do recorde, objetivo de vários anos.

Por dois meses, Luciano treinou oito horas diárias, na região da Serra da Cantareira, Zona Norte, da Capital. Hoje, como se tivesse corrido por cinco maratonas e meia e após perder 2.400 dos seus 66.400 quilos, o sentimento de todos era o de um sonho realizado.

E para garantir a veracidade da prova, os organizadores do evento convidaram o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para calibrar o marcador de distância e velocidade, acoplado a esteira ergométrica, utilizado para emitir a distância final percorrida por Luciano.

Dois metrologistas do Ipem-SP desenvolveram um metodologia indireta de calibração, uma série de cálculos matemáticos para precisar o tamanho da esteira e tempo percorrido por ela ao completar uma volta. Dessa forma, foi possível atestar a correta precisão do medidor de distância. No final de toda a calibração, os metrologistas emitiram um laudo técnico e lacraram o aparelho para conferir mais confiabilidade ao processo de análise, e se preciso fosse, os organizadores disporiam de um documento para comprovar, junto ao Guiness Book, a idoneidade do resultado. Além disso, no transcorrer do desafio, fiscais da Federação Paulista de Atletismo acompanhavam os quilômetros percorridos pelo marcador calibrado pelo Ipem-SP.

Nas 24 horas da corrida, Luciano foi seis vezes ao banheiro, número máximo permitido pelo Guiness, de ausência na esteira, e se alimentou de frutas e líquidos. Uma equipe de sete médicos esteve presente para socorrer o ultramaratonista em caso de algum incidente. E segundo os médicos, todo o esforço imprimido pelo atleta na prova só foi possível após um extenso preparo físico. Corredores de fim de semana, se tentarem o mesmo feito, podem ter complicações irreversíveis à saúde.