Ipem-SP recebe integrantes de outros estados para treinamento de informatização

Treinamento está sendo ministrado no laboratório do Instituto, na Capital

qua, 19/06/2002 - 13h47 | Do Portal do Governo

No período de 18 a 28 de junho, todos os Estados integrantes da Rede Nacional de Metrologia Legal (RNML) do Inmetro passarão por treinamento no laboratório do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) para a implementação do sistema informatizado de ensaios de produtos pré-medidos em todo o país. Segundo Márcio Sampaio de Brito, da Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro, hoje a maioria dos Estados realizam os cálculos manualmente. ‘Isso faz com que 60 a 70% do tempo do metrologista seja perdido com o preenchimento de papel e cálculos e que somente o restante, cerca de 30% desse tempo, seja utilizado com os exames’.

Ao todo, 60 pessoas de 24 Estados, divididos em quatro turmas, participarão do treinamento, sendo que o primeiro começou ontem e termina nesta quarta-feira, dia 19, com a presença dos servidores do Pará, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Paraíba. Participam ainda Santa Catarina, Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, Amapá, Mato Grosso, Espírito Santo, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Acre, Bahia e Rondônia. De acordo com Brito, existe ainda uma previsão de que, a médio prazo, esse Sistema esteja totalmente ligado em rede. ‘Dessa forma, os laudos serão padronizados e também ocorrerá o monitoramento das atividades, além da realização de uma pesquisa mais ágil e eficaz a respeito dos produtos pré-medidos’. Para tanto, o Inmetro disponibilizou os computadores e os softwares para toda a RNML. O Ipem-SP, que é um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, recebeu 13 programas que serão distribuídos entre a capital e o interior paulista e as balanças previamente instaladas estão sendo adequadas conforme orientação do fabricante.

As Delegacias de Ação Regional (DAR) do Ipem-SP começarão a receber treinamento a partir de julho de 2002. E os novos laboratórios de produtos pré-medidos a serem instalados, como o da DAR de São Carlos, já entrarão nesse Sistema. Em São Paulo, a Divisão de Produtos Pré-Medidos já estava sendo treinada desde abril e agora dá apoio ao desenvolvimento de todo o Sistema. Para Heline de Campos Coelho, supervisora técnica de serviços, isso irá agilizar a confecção dos laudos e certamente diminuirá a incidência de erros. ‘Hoje, existe um processo informatizado aqui no Ipem-SP mas ele é restrito, pois atende somente à portaria 74/ 95. O novo Sistema abrangerá todas as portarias’. Além disso, a supervisora prevê um aumento no número de exames já que, segundo ela, esse Sistema permitirá a diminuição do número de agentes fiscais no laboratório e colocará mais funcionários nas ruas.

Daniela Carneiro
Da Assessoria de Imprensa do Ipem-SP