Ipem: Operação Estrada Segura fiscaliza mais de 150 veículos-tanque

Desse total, foram autuados 42 veículos que transportam produtos perigosos

qui, 06/11/2003 - 12h05 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem- SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou na manhã de ontem, dia 5, a primeira operação Estrada Segura. Quatro equipes fiscalizaram 156 veículos-tanque que transportam produtos perigosos nas rodovias dos Imigrantes (SP-160), Bandeirantes (SP-348), Washington Luiz (SP-310) e Geraldo de Barros (SP-191), respectivamente em São Bernardo do Campo (km 28 Sul), Jundiaí (km 64), Catiguá (km 402) e São Manuel (km 176).

Desse total, 42 foram autuados. Vinte deles tiveram seus Certificados de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) apreendidos. Os técnicos do Ipem-SP encontraram irregularidades nos pneus, suspensões, extintores e nos sistemas de iluminação e sinalização. Lâmpadas queimadas, pára-brisas trincados, simbologias em desacordo com a norma, tanques amassados e com vazamentos também foram localizados. Todos esses problemas podem comprometer a segurança da população, do meio ambiente e do próprio motorista.

A operação Estrada Segura faz parte da nova filosofia do Ipem-SP de trabalhar em parceria com outros órgãos públicos. Assim, a ação contou com a presença das polícias Civil e Rodoviária, e das concessionárias. Participaram dos trabalhos o superintendente do Ipem-SP, Armando Luiz Rovai, o diretor do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) da Polícia Civil de São Paulo, Godofredo Bittencourt, além de diretores e supervisores do Ipem, e diversas autoridades policiais.

O Ipem-SP continuará com operações nas estradas do Estado. O objetivo dessas inspeções é reduzir as irregularidades e os acidentes e orientar os condutores sobre os cuidados a serem adotados no transporte de cargas perigosas. Estas substâncias carregadas pelos veículos-tanque podem ser gasolina, álcool etílico carburante, óleo diesel, querosene, entre outras. O Ipem-SP atende denúncias, reclamações e sugestões pelo telefone 0800 13 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)