Ipem: Fiscalização encontra irregularidade em 20% dos produtos de jardinagem

Foram analisados 40 itens em todo o Estado

ter, 14/09/2004 - 13h54 | Do Portal do Governo

Dos 40 itens analisados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em produtos de jardinagem, 20% continham algum tipo de irregularidade. A ação ocorreu ontem, dia 13, para verificar o peso, volume e centímetros de fertilizantes, raticidas e outras mercadorias vendidas para a prática da jardinagem em todo o Estado.

Na Capital, dos 10 itens verificados, dois apresentaram problemas. A maior irregularidade foi encontrada no raticida Ri-do Rato Plus, da Rogama Indústria Comércio Ltda. Das 20 amostras analisadas detectou-se, na média, um erro de menos 2,40% do produto.

Já no Interior, o maior erro encontrado foi em Presidente Prudente no alimento completo para plantas Ouro Verde, da Empresa Paulista de Produtos Químicos – EPPQ – Ltda. Em um conteúdo nominal de 500 gramas chegou-se a encontrar, em uma das amostras, a falta de 12,2 gramas da quantidade do produto indicado no rótulo.

Para realização desta pesquisa, os técnicos do Ipem-SP coletaram, aleatoriamente, em pontos comerciais, itens ligados à jardinagem. Todas as empresas que tiveram suas mercadorias levadas para verificação nos laboratórios do Ipem-SP foram convidadas a participar das análises. Desta maneira, o Ipem-SP garante aos produtores e aos consumidores a idoneidade durante o processo de análise.

Aquelas empresas que tiveram seus produtos reprovados nos testes têm 15 dias para apresentar junto à Superintendência do Instituto uma defesa justificando o erro. Depois desse prazo, a Superintendência faz uma análise jurídica e administrativa e emite uma punição, que varia de uma advertência até o pagamento de multas que podem chegar, em caso de reincidência, a R$ 50 mil

A ouvidoria do Ipem-SP coloca à disposição de todos os cidadãos a linha direta: 0800.13.05.22 para o esclarecimento de dúvidas, reclamações ou sugestões. As ligações podem ser feitas de qualquer município do Estado das 08h00 às 17h00.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

(AM)