Ipem: Fiscalização autua 11 caminhões e apreende cinco certificados de inspeção

Já foram fiscalizados 246 veículos este ano na região de Campinas

seg, 28/06/2004 - 11h52 | Do Portal do Governo

Trincas, vazamentos, sistema de freio defeituoso, pneus lisos, falhas elétricas foram algumas das irregularidades identificadas na última sexta-feira, dia 25, durante fiscalização do transporte de produtos perigosos realizada na região de Campinas.

A ação, coordenada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 27 caminhões, destes, 11 foram autuados e cinco tiveram o certificado de inspeção apreendido, é este documento que garante o direito para o transporte de produtos perigosos.

Os proprietários dos caminhões autuados têm 15 dias para apresentar defesa junto ao Ipem-SP, a partir da data da autuação. Após este período, a superintendência do Instituto realizará análises jurídica e administrativa para fixar a penalidade, que pode variar de advertência a multas, com valores entre R$ 400,00 a R$ 5 mil. Em caso de reincidência das irregularidades os valores das multas dobram.

Já os veículos que tiveram o certificado de inspeção retido só poderão voltar a trafegar após regularizarem junto ao Ipem-SP todos os problemas identificados. A maioria dos caminhões fiscalizados, na operação transportava álcool ou gás GLP.

VAZAMENTOS

De janeiro a junho deste ano, O Ipem-SP fiscalizou 246 veículos e equipamentos de transporte de produtos perigosos na região de Campinas. No total, 205 apresentaram irregularidades, ou seja, mais de 86% dos veículos inspecionados, um porcentagem alta de irregularidades. Deste universo, 97 foram autuados e 45 tiveram o certificado de inspeção retido.

Outro dado preocupante é o número de caminhões com vazamento. Mais de 10% do total fiscalizado, o que denota a falta de conservação nos equipamentos de transporte como carroceria e tanques.

Da fiscalização de sexta-feira, participaram 10 metrologistas do Ipem-SP. A ação contou, ainda, com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da concessionária da SP-127, rodovia Antônio R. Schinchariol, onde aconteceu a fiscalização.

Dos cerca de 80 mil veículos de transporte de produtos perigosos em circulação no país, 60% trafega por São Paulo. Fiscalizações são fundamentais para a segurança do meio ambiente e das pessoas que têm algum tipo de contato direto ou indireto com substâncias perigosas.

Em caso de denúncia, dúvida ou sugestões, o Ipem-SP disponibiliza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a linha da ouvidoria: 0800 130522. A discagem é gratuita e pode ser feita de qualquer cidade do Estado.

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)