Ipem: Dois caminhões foram apreendidos em fiscalização de produtos perigosos na Capital

Operação foi realizada ontem, dia 27, na marginal do Tietê

qui, 28/10/2004 - 14h19 | Do Portal do Governo

Dois caminhões foram apreendidos na fiscalização de produtos perigosos ocorrida na manhã de ontem, dia 27, na marginal do Tietê. A ação promovida pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, contou com a participação da Polícia Militar Rodoviária, Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Vigilância Sanitária Municipal e Defesa Civil.

Os dois veículos detidos foram levados para o pátio do 91º Distrito Policial, na Vila Leopoldina, Zona Oeste. A detenção ocorreu por crime ambiental, um dos caminhões detidos transportava, irregularmente, Ácido Fluorídrico, Fluoreto de Bário e Fosfato de Zinco; e o outro foi detido, pois não tinha numeração no chassi. Segundo os policiais, os dos veículos passarão por perícia técnica e se o delegado do distrito achar necessário, solicitará a detenção dos proprietários dos caminhões.

Ao todo, foram inspecionados oito veículos tanques das 9h00 às 12h30. Destes, seis receberam auto de infração e cinco tiveram o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos, CIPP’s, apreendidos. Entre as irregularidades encontradas, foram identificados o vazamento de gasolina, e álcool amílico, duas faltas gravíssimas. A maioria das demais irregularidades foram falhas mecânicas, pneus lisos, freios com falhas, iluminação precária, problemas de eixo entre outros.

A fiscalização dessa quarta-feira foi a segunda na capital. Durante a operação, foram verificadas as condições mecânicas dos veículos (pneus, direção, freios etc); E as condições físicas dos equipamentos que transportam as substâncias tóxicas (containers, válvulas, canos etc).

Por semana o Ipem-SP realiza duas fiscalizações no transporte de produtos perigosos em estradas estaduais e federais de São Paulo. Ao ano, são cerca de 100.

Em 2004, até 22/10, último levantamento estatístico, já foram realizadas 77 fiscalizações, apreendidos 250 Certificados de Inspeção de Produtos Perigosos, CIPP’s (documento obrigatório para o transporte), emitidos 605 Autos de Infração e fiscalizados 2.265 veículos tanques.

Prevenção é o objetivo da ação. As ruas da capital paulista fazem parte de uma importante ligação entre a produção das fábricas e a distribuição desses produtos. Só da refinaria de Paulínia, região de Campinas, saem diariamente, seis mil caminhões, transportando basicamente combustível e a grande maioria passa pela cidade de São Paulo. Todos os caminhões que vão para o porto de Santos com produtos perigosos passam pelas marginais da cidade. Circulam diariamente na cidade de São Paulo cerca de 30 mil veículos com produtos perigosos. A maioria trafega pelas marginais. O vazamento de substâncias tóxicas pode causar transtornos irreversíveis à população, inclusive a morte das pessoas que forem expostas à algum vazamento

Nestes dois últimos meses, já houve, no mínimo, quatro acidentes em rodovias de São Paulo, envolvendo veículos tanques. Em um dos casos, o motorista morreu.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania