Ipem: Crescem a fiscalização e a autuação de caminhões-tanque nas estradas do Estado

Iniciativa visa a melhorar as condições mecânicas e do transporte dos cilindros de carga de produtos perigosos

qua, 27/10/2004 - 10h46 | Do Portal do Governo

Aumentou 26% o número de fiscalizações realizadas em caminhões-tanque que transportam produtos perigosos. De janeiro a setembro deste ano, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) inspecionou 2.011 caminhões. No mesmo período de 2003, foram 1.592. As autuações cresceram 27%, passando de 412, em 2003, para 525 neste ano.

A iniciativa visa a melhorar as condições mecânicas e do transporte dos cilindros de carga de produtos perigosos, pois vazamentos de ácidos e combustíveis causam inúmeros danos ao meio ambiente e se expostos ao contato humano podem ser fatais.

O balanço das fiscalizações no mês de setembro apontou como principais problemas irregularidades mecânicas: pneus lisos, rodas trincadas, sistemas elétricos inoperantes, falhas nos freios e suspensões defeituosas. Esses problemas possibilitam a ocorrência de vazamentos e graves acidentes pelas estradas.

Durante as nove investigações realizadas em setembro, 266 caminhões foram verificados. Destes, 57 autuados e 28 tiveram o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (documento exigido para o transporte de produtos perigosos pelas estradas do País) recolhidos.

É possível encontrar exemplos pontuais de melhora no setor. A vistoria na rodovia Marechal Rondon (SP-300), dia 24 de setembro, na altura de Araçatuba, mostrou os benefícios dessas providências.

Na ação, 42 veículos foram inspecionados e apenas um autuado. Nenhum caminhão teve o certificado apreendido. A fiscalização observou, na ocasião, uma frota mais conservada.

Irregularidades

Durante as fiscalizações, os veículos que estiverem irregulares podem ser notificados, autuados e até perder o Certificado de Inspeção. Os valores das autuações variam de R$ 400,00 a R$ 5 mil. Se os veículos tiverem sido notificados anteriormente, esses valores podem dobrar. Em caso de perda do certificado, os caminhões só podem voltar a trafegar após a regularização no Ipem-SP.

Denúncias de irregularidades em caminhões-tanque podem ser feitas por meio da ouvidoria do Ipem-SP, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone: 0800-130522. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do Estado.

Da Assessoria de Imprensa do Ipem-SP