Investimentos: Município de Ubirajara recebe implementos agrícolas do governo paulista

Será nesta sexta-feira, dia 22, com a participação do secretário Duarte Nogueira

qui, 21/08/2003 - 12h00 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 22, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Duarte Nogueira, estará na cidade de Ubirajara, para a entrega de implementos agrícolas a produtores rurais da microbacia do Água do Caçador. A solenidade será às 9h na Capela do Bairro Ouro Branco.

Os equipamentos (três esparramadeiras de calcário, três roçadeiras e dois escarrificadores) foram adquiridos por meio de subvenção do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, executado por meio da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), ligada à secretaria.

Além desses implementos, os agricultores também implantaram oito abastecedouros comunitários (conjuntos de roda d’água, encanamentos e reservatório), cujo objetivo é permitir o manejo adequado das pastagens, permitindo a distribuição de água nas áreas mais altas dos pastos, evitando erosão das margens e a poluição do córrego pelo gado.

Esses abastecedouros permitirão o abastecimento de pulverizadores em locais distantes do córrego e nascentes, evitando a poluição dos mananciais por agrotóxicos. O total de investimentos nos implementos e abastecedouros foi de cerca de R$ 150 mil.

Cada microbacia abrange, em média, uma área de 3.000 hectares, onde estejam inseridos cerca de 60 famílias de produtores rurais. De acordo com o secretário Duarte Nogueira, o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é uma das prioridades da secretaria. ‘O programa tem o objetivo de auxiliar o agricultor familiar no aperfeiçoamento das técnicas de produção, estimulando a geração de emprego e renda, com respeito ao meio ambiente’, disse o secretário.

A microbacia Água do Caçador envolve uma área de 2.460 hectares e 117 produtores. De acordo com José Luiz Fontes, gerente estadual do programa, essa microbacia passa por um intenso processo de degradação dos recursos naturais, que se mostra, principalmente, na erosão do solo, na ausência de matas ciliares e no assoreamento do córrego, prejudicando a qualidade e a quantidade da água. Além disso, na região predominam as pastagens, que são manejadas inadequadamente, contribuindo para a degradação do solo.

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas foi criado em 2000 e tem um orçamento de US$ 124 milhões, oriundos do Banco Mundial e do governo do Estado. A previsão é que, com esses recursos, sejam trabalhadas cerca de 1.500 Microbacias em seis anos. Atualmente o programa envolve 455 municípios, beneficiando mais de 30 mil produtores rurais.

Da Secretaria da Agricultura
C.A.