Investimentos em segurança pública invertem o quadro de criminalidade em Ribeirão Preto

Prefeito Antonio Palocci elogia a ação das Polícias Civil e Militar e a integração delas com a Prefeitura

ter, 05/02/2002 - 15h09 | Do Portal do Governo

Ribeirão Preto – Os índices de criminalidade no município de Ribeirão Preto foram menores no ano de 2001, em relação a 2000. O prefeito Antônio Palocci (PT) informou que o número de homicídios vinha crescendo desde o início da década de 90 e, no ano passado, foi reduzido em 25%. Segundo ele, o quadro foi invertido graças aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em Segurança Pública e a integração com as ações da prefeitura. As declarações foram feitas pelo prefeito nesta terça-feira, dia 5, após a entrega de 569 moradias na cidade.

“Era uma curva de crescimento permanente. A inversão da tendência foi possível com o trabalho das Polícias Militar e Civil; reformas da prefeitura em áreas de atuação da Polícia Civil; e repasses de recursos por meio do Fundo Municipal de Segurança”, analisou Palocci.

O governador Geraldo Alckmin ficou satisfeito com a tendência de queda e elogiou o trabalho conjunto. ‘Ribeirão Preto é um bom exemplo de integração e é por isso que a segurança aqui melhorou tanto’, afirmou.

O prefeito citou os recursos investidos em equipamentos como uma importante decisão do Estado. “Esta foi a grande contribuição do Governo, deixando as polícias aparelhadas. Com a quantidade entregue de viaturas, bases comunitárias, veículos especializados e aparelhos policiais, acredito que Ribeirão Preto não tem mais problemas com equipamentos”, disse.

Palocci destacou que ainda não dá para ficar satisfeito com os índices criminais na cidade, mas que as ações de coerção estão sendo realizadas corretamente. “Nós estamos sempre cobrando do Estado, porque esse é o nosso papel: representar os anseios da população. Mas todos os nossos pleitos têm sido plenamente atendidos pelo Governo”, afirmou.

Para ele, o problema da violência não está mais restrito à Grande São Paulo. “Infelizmente, por isso, é preciso investir na Polícia Técnica”, comentou. Alckmin informou ontem, em entrevista coletiva, que o Governo do Estado já está com inscrições abertas para novos cargos em todas as funções da Polícia Técnica-Científica. Também está sendo expandido para o Interior e Grande São Paulo instrumentos de inteligência da Polícia, como o Disque-Denúncia e o Infocrim.

O prefeito também solicitou o aumento do efetivo das Polícias para melhorar o combate ao crime. Desde o ano de 1995, o Governo do Estado colocou 11 mil policiais militares a mais nas ruas. Recentemente, também foi realizado concurso público para abertura de 4.000 cargos de guardas de muralha. A medida irá permitir que os policiais que atualmente tomam conta das penitenciárias sejam liberados para o patrulhamento ostensivo.

Ercília Della Méa / Rogério Vaquero